Logotipo

Logotipo do Parkour Portugal
On Avance Toujours

Todos temos um propósito de vida, para alguns este propósito é claro, para outros este propósito é menos claro, mas todos temos um e tudo aquilo que fazemos durante a nossa vida serve para mostrar e ilustrar esse mesmo propósito de vida. Ao praticar Parkour, o propósito do Traceur coincide com a libertação de obstáculos físicos e psicológicos que o rodeiam, e com a filosofia de que não ter limites é o seu limite. Ao decidir decidir terminar o curso universitário, encontrar um trabalho, alistar-se nos bombeiros, praticar artes marciais em suma decidir não ficar parado e avançar sempre, esta é apenas outra exteriorização da prática que o Traceur desenvolve no seu Parkour e que o mesmo utiliza como veiculo daquilo em que acredita.


 

PARKOUR

Em primeiro lugar e em letras garrafais o propósito do Traceur – ‘ir do ponto A ao ponto B da maneira mais rápida, útil e eficaz possível’ é a sua definição directa mas, para além de qualquer definição, todos os Traceurs sabem que o Parkour representa, para si mesmos, muito mais que isso. O Parkour tornou-se a sua vida, a sua arte, a sua filosofia pessoal de ultrapassar quaisquer obstáculos, físicos ou psicológicos no seu percurso físico ou psicológico. É o seu método de treino, de longe o desporto mais completo à face da terra.


 

PORTUGAL

O local de origem e lugar do pacto silencioso feito em 2004, quando se sentiu que esta arte devia ser divulgada na sua plenitude por terras nacionais, mostrando assim a todos aquilo em que o Traceur acredita, o que defende, o que ama.O local de origem e lugar do pacto silencioso feito em 2004, quando se sentiu que esta arte devia ser divulgada na sua plenitude por terras nacionais, mostrando assim a todos aquilo em que o Traceur acredita, o que defende, o que ama.


 

Silhueta do Traceur

A individualidade que faz o todo. Este Traceur representa todos os praticantes individualmente e, em pleno salto, representa ainda aquilo que o mesmo deseja alcançar – a liberdade total e completa.


 

Tribal

Redondo, como qualquer ciclo que não termina, pontiagudo por natureza mostra-nos os difíceis e infindáveis obstáculos que o Traceur encontra durante todo so seu percurso, de cor vermelha, cor da paixão, cor da vida, cor do sangue que ferve nas suas veias quando procura novos caminhos, novos percursos, maneiras de ultrapassar os obstáculos do seu caminho.


 

frase: ‘On Avance Toujours’

Em Francês, como dedicatória ao local de nascimento do Parkour. ‘Avançar diariamente’, esta frase representa muito mais do que aquilo que se lê inicialmente. Avançar diariamente significa não apenas estar em movimento mas também ultrapassar novos obstáculos diariamente, físicos, psicológicos, sociais, etc. A frase ‘Avançar diariamente’ implica que ficar parado não é opção, parar é morrer diz o ditado popular. Isto significa que os limite do dia anterior foram ultrapassados e o resultado directo é portanto que, o nosso limite é não ter limites.


Num momento de inspiração, o criador original do ‘logo’ – Filipe ‘Keoshi’ Varela – pegou na fotografia do Traceur ‘Chipi’ tomada pelo Traceur José ‘zeric’ Gama que capturou, em pleno voo, o expoente máximo do Parkour. Nesse momento nunca pensaria nenhuma das partes envolventes que este se tornaria no logotipo de Parkour mais conhecido em todo o Mundo, incluindo o logotipo do próprio fundador do Parkour o Francês David Belle. (podes testar esta afirmação escrevendo ‘Parkour’ – sem as plicas – em http://images.google.com/

Logotipo do Parkour Portugal
Foto que originou o logotipo

 

Logotipo do Parkour Portugal
Logotipo em 2005

 

Anos mais tarde e para que o logotipo ficasse o mais actual possivel, o Traceur João ‘Gatsu’ Gonçalves re-estilizou o mesmo onde se a versão actual.