Meia Volta

The video cannot be shown at the moment. Please try again later.

 

INTRODUÇÃO

A meia volta pode ser definida como o meio mais simples para nos encontrarmos seguros no outro lado de uma barreira ou corrimão num único movimento.


 

TÉCNICA

Começa-se por colocar as mãos de modo inverso sobre a barra. Quer isto dizer uma mão virada para a frente e outra virada para baixo. Testa para ver qual dos lados te dá mais jeito saltar. Mas lembra-te que terás de treinar o movimento para ambos os lados do corpo. Saltamos em função do obstáculo, salta-se um pouco mais alto se do lado onde pretendemos cair é escorregadio de modo a dar mais margem de manobra e controlo. Usam-se os braços para efectuar a maior parte do amortecimento da queda e virar o corpo. Normalmente tenta-se manter o corpo por cima dos braços, se te lançares demasiado longe do obstáculo, os braços que já estarão esticados terão grande dificuldade em amortecer o impacto e estarás sujeito a uma grande força no momento de impacto com os pés. Olha-se sempre para onde os pés vão ser colocados durante o salto e faz-se os possíveis para amortecer com um movimento curto das pernas, os pés não devem escorregar na maioria das situações. Não existe uma única técnica para este movimento, cabe a cada um definir o que lhe mais convém.


 

DICAS PARA MELHORAR A TÉCNICA

Podemos saltar com os pés afastados para maior velocidade, mas isso exige mais controlo e técnica. Não esquecer de treinar ambos os lados, normalmente vamos ter sempre opção mas pode acontecer estarmos numa situação em que a meia volta só poderá ser feita para o lado em que não estamos habituados a praticá-la.