Georges Hebert[retroceder]

Neste artigo podes encontrar toda a informação acerca do avô do parkour.

 


Autor: zeric

Publicado: Maio 2008

O seu mote era: "Etre fort pour être utile", em português Ser forte para ser útil. Sendo este o verdadeiro precursor do parkour. Foi graças a ele que hoje em dia praticamos este desporto.

 

#
Georges Hebert


QUEM FOI GEORGES HEBERT
#
Método Natural

Nasce a 27 Abril de 1875 em Paris, e, ainda antes da primeira guerra mundial torna-se oficial da marinha destacado na cidade Francesa de Saint Pierre. Em 1902 a cidade cai, vítima duma catastrófica erupção vulcânica e, heroicamente Hebert coordena o salvamento e resgate de 700 pessoas vitimas deste desastre. Esta experiência tece um efeito muito profundo em Hebert, reforçando a sua crença que as capacidades atléticas devem ser combinadas com coragem e altruísmo. Aqui nasce o seu mote: Ser forte para ser útil.

Tendo viajado por todo o mundo, Hebert ficou sobretudo impressionado com o desenvolvimento físico e capacidade de movimento dos indígenas na África e noutros sítios. Os seus corpos eram esplêndidos, flexíveis, torneados e resistentes, no entanto o seu instrutor eram apenas o seu dia-a-dia na natureza.

Ainda no mar, Hebert começou a sistematizar um método de treino para a cultura física padronizado nas habilidades dos indígenas que havia encontrado.

Regressado á França, Hebert torna-se num instrutor de educação física no colégio de Reims, onde começa a definir os princípios do seu próprio sistema de educação física e a criar aparelhos e exercícios para ensinar o seu método natural. Além do regime de treino "natural" que previamente havia observado na África, Hebert também foi inspirado pelas representações clássicas do corpo humano encontradas nas estátuas greco-romanas e pelos ideais de ginástica da Grécia antiga.

O sistema de Hebert rejeitava outros métodos de treino tão populares como o método Sueco de educação física, que a ele lhe parecia não ter capacidade de desenvolver o corpo humano harmoniosamente e especialmente incapaz de preparar os seus estudantes para os requisitos morais da vida.

Do mesmo modo, Hebert acreditava que, ao concentrar-se em competição e performance, os desportos competitivos divergiam da educação física tanto na sua parte fisiológica como na habilidade de criar valores morais.

Este grande instrutor físico falece em 2 de Agosto de 1957 em Tourgéville, Calvados deixando-nos um método de treino fantástico como herança.


Para detalhe sobre as técnicas do método natural, pede-se ao leitor que leia o artigo titulado Método Natural.



QUAL A SUA INFLUÊNCIA NO PARKOUR
#
Método Natural

A influência de Georges Hebert no parkour é enorme e, seguramente, sem este o parkour não existiria certamente da maneira como nós o conhecemos.

O facto do método natural de Hebert ser um treino físico muito intenso e de desenvolver as capacidades físicas humanas a um nível muito elevado, as instituições militares Francesas adoptaram este método durante os anos de 1945 a 1960, seguindo depois ao seu gradual abandono devido á rigidez da sua formação e cultura viril que este treino desenvolvia.

Foi neste época que o pai de David Belle, Raymond Belle, foi repatriado na França e se tornou bombeiro sapador, sendo treinado ainda segundo o método que Georges Hebert criara e que se chamaria parcours du commbatant (em português percurso dos combatentes) que já utilizava os movimentos que os traceurs de hoje em dia consideram como base de parkour.



CONCLUSÃO

Hoje em dia ainda há escolas e ginásios por toda a Europa que promovem o Método Natural de treino físico com os seus próprios "percursos" em meios naturais.

Treinado no método natural de Georges Hebert, Raymond Belle, passou os seus conhecimentos sobre este método de treino aos seus filhos Jean-François e David e foi graças á adaptação deste treino ao seu meio ambiente que estes criaram, sobretudo o mais novo, David Belle, o parkour.

Os circuitos de manutenção que hoje em dia se encontram em inúmeros parques e jardins pelo mundo fora apareceram também da adaptação do percurso dos combatentes.


Copyright © parkour Portugal. Todos os direitos reservados.