F.A.Q.[retroceder]
Caminho: HOME / F.A.Q. /

Respostas a perguntas que nos fazem frequentemente por e-mail, no fórum ou pessoalmente.

 

1. O que é o Parkour?
2. O que é o treino de parkour?
3. O que é o treino para parkour?
4. Como apareceu o Parkour?
5. O que não é parkour?
6. O que é um traceur?
7. Com que idade devo começar a praticar parkour?
8. Como ou por onde é que se deve começar a treinar?
9. Onde é que se pode treinar?
10. Qual a importância da preparação física no Parkour?
12. O parkour é uma actividade perigosa?
13. Aconteceram alguma vez acidentes graves na pratica do parkour?
14. Existem escolas de parkour?
15. Existem competições de parkour?
16. Gostava de fazer uma demonstração e/ou workshop de parkour na minha escola, o que devo fazer?
17. Equipamento?
18. Qual é a diferença entre Parkour e Tricking, Freerunning e Street Stunts?
19. Como é que se faz uma acrobacia, um salto mortal, ou onde é que posso aprender a fazer?
20. Parkour, é um desporto?
21. Se me expulsarem ou mesmo chamarem a policia, devido ao facto de estar a treinar, o que devo, ou posso fazer?
22. Se me perguntarem na rua, o que estou a fazer, o que devo dizer?
23. Moro em "X" e gostava de conhecer pessoal com quem treinar, na minha zona o que faço?
24. Tenho vídeos e fotos de parkour, que gostava de por no site, o que faço?
25. Gostaria de treinar com "vocês", onde e a que horas são os vossos treinos?
26. Gostaria de pertencer à vossa "equipa", o que faço?
27. O termo correcto é Tracer ou Traceur?
28. Gostava de adicionar os meus spots ao mapa de spots de parkour Português, como faço?






O que é o Parkour?
É uma maneira rápida, útil e eficaz de nos deslocarmos em qualquer ambiente, seja ele urbano ou na natureza, pelos nossos próprios meios.
O parkour tem a capacidade de nos desenvolver física e psicologicamente para que possamos ser útil a nós próprios e aos outros.

Para informação mais detalhada aconselhamos a leitura do seguinte artigo.




O que é o treino de parkour?
Todo o treino que respeite as condições da resposta anterior. Ou seja, qualquer percurso realizado de maneira rápida, útil e eficaz.




O que é o treino para parkour?
O treino para parkour faz uso de todos os desportos e movimento do corpo humano conhecidos pelo homem, dificilmente se encontrará uma actividade física que não tenha influência directa no parkour dum praticante, sendo que incentivamos todos os traceurs a praticar todo o tipo de desportos sem restrições algumas.

Assim sendo, o treino para parkour desenvolve uma grande coordenação física bem como uma boa capacidade motora, física e mesmo psicológica no praticante, bem como uma responsabilidade social para com o próximo.




Como apareceu o Parkour?
O parkour teve as suas origens no método natural, criado por Georges Hebert por volta do ano de 1900, o método natural é o treino do corpo através do próprio corpo, para tal, recorrem-se aos 10 movimentos considerados serem os elementares do corpo humano: andar, correr, saltar, escalar, movimento quadrúpede, equilíbrio, levantar pesos, arremessar pesos, defesa pessoal e natação.

A Historia do surgimento do parkour segue a cronologia Raymond Belle, Jean-François Belle e por fim David Belle como ultimo grande divulgador mundial da modalidade.

Para informação mais detalhada aconselhamos a leitura dos artigos presentes na secção de artigos de parkour.




O que não é parkour?
Muita gente confunde parkour, com free-running e associa esta actividade física a acrobacias executadas puramente em meio urbano.

O parkour, não só pode ser praticado em qualquer meio (urbano ou natural), como nada tem a ver com acrobacias ou movimentos sem propósito próprio para o objectivo final de tornar o praticante útil, rápido e eficaz.

As analogias mais comuns á simplicidade e utilidade de movimentos do parkour é a de um bombeiro a caminho de salvar alguém ou a de um policia a perseguir um ladrão. Os seus movimentos serão rápidos e eficazes de modo a alcançarem o seu objectivo.

Tendo esta ideia em mente, torna-se um claro que é absurda a ideia de ver um bombeiro, militar, etc. a efectuar acrobacias ou piruetas no percurso de salvamento de uma vida.

Vejam bem as diferenças entre as respostas 2 e 3 desta FAQ e tenham em mente que há claramente uma distinção entre o treino de parkour e o treino para parkour.




O que é um traceur?
Um traceur é um praticante de parkour, alguém que se quer submeter á disciplina física e psicológica que o parkour implica.




Com que idade se deve começar a praticar parkour?
A idade recomendada para o inicio da prática de parkour são os 16 anos de idade.
Até esta idade, ambos corpo e mente estão ainda em fase de acelerado desenvolvimento, pelo que incorrer nesta práticaantes de se estar preparado, pode acarretarconsequencias graves. Antes mesmo de te iniciares na pratica do parkour deves ter bastante prática multidesportiva, futebol, artes marciais, andebol, natação, basquetbol, etc, em suma, desportos colectivos e nao só, que proporcionem ao praticante um bem estar fisico, espirito de grupo, coordenação motora, e que lhe desenvolva a musculatura, fortifique os tendões, etc.

 

Se tens menos de 16 anos significa que não podes praticar parkour? a resposotaé simples, não, significa apenas que não deves praticar parkour. Não é o nosso dever dizer-te o que podes ou não fazer com a tua vida, esse é o papel dos teus pais. O que sim te podemos dizer é que, antes dos 16 anos de idade, ao praticares parkour apenas te estarás a danificar a ti mesmo fisicamente, causando danos no teu corpo que podem inclusive afectar o teu crescimento caso continues com uma pratica, mesmo que não abusiva, de parkour.

A idade recomendada para pratica do parkour é aquela em que o físico já ganhou alguma maturidade e, mentalmente, se está mais preparado para diferenciar 'o que devo/posso fazer ou não para manter a minha segurança e a dos outros'.

 

O ponto fulcral desta questão será sempre relativa ao teu bem estar e ao dos outros que te rodeiam.

Lembra-te que grande parte do treino de parkour é treino físico e de coordenação motora e isso pode ser treinado desde tenra idade.




Como ou por onde é que se deve começar a treinar?
Aproveita toda a informação escrita em bom Português que está contida neste site. O Parkour deve ser encarado com o máximo de cuidado possivel e, como tudo na vida, deves começar devagar e com juízo. 

 

Segue a informação que se encontra nos seguintes links para uma aprendizagem correcta e evolutiva do Parkour:

  1. Treino Fisico para Parkour - Muito importante: o aquecimento e o método de treino Air Alert;
  2. Movimentos Base;
  3. Movimentos Compostos;


Lembra-te que uma pratica descuidada deste desporto pode vir a causar-te lesões permanentes.
Antes de cada treino, tem sempre em mente aquecer bem e, no final do mesmo, alongar devidamente.




Onde é que se pode treinar?
O mais importante a nível de treino no parkour é o físico e os movimentos base e compostos pertencentes ao parkour, portanto, mesmo que a tua zona ou bairro seja "fraca" a nível de sítios para treinar movimentos de parkour, poderás sempre treinar condição física na rua como corrida, flexões de braços, exercícios abdominais, elevações de tronco, movimento quadrúpede, em suma, método natural.

Não existem ainda em Portugal locais próprios para a prática do parkour o que significa que podes praticar onde quiseres desde que não invadas propriedade privada e, caso isso aconteça, não fujas das tuas responsabilidades e dever cívico, pois não só dá má imagem do parkour, como corta pela raiz a possibilidade de poderes treinar outra vez num local próximo.


Quais são os locais de treino onde tipicamente o pessoal se junta para treinar?

Tens neste site uma secção que contêm os principais spots para a prática de Parkour em Portugal.




Qual a importância da preparação física no parkour?
Para te agarrares, puxares, subires ou mesmo saltares, precisas de força útil.

Para ganhares força útil deves treinar o teu corpo em todas as direcções possíveis, correr, saltar, nadar, escalar, artes marciais, (em suma, método natural), musculação não é aconselhável para quem quer começar a fazer parkour, já que esta pratica em demasia, apesar de fazer um rápido crescimento muscular também pode entorpecer o corpo do praticante.

Há outro aspecto muito importante na preparação física e que é o evitar de lesões, quanto mais músculo tiveres a rodear as articulações, menor impacto estas sofrerão quando praticares parkour, logo, terás menos hipóteses de lesão.

Tem em especial atenção os músculos:




O parkour é uma actividade perigosa?
Esta resposta incide sobretudo no praticante, se este for consciente dos seus limites e se consegue avaliar as situações onde se encontra, o treino de parkour é tão perigoso quanto a prática de "jogging". Se o praticante for um temerário ou se este não tiver consciência dos seus limites, o treino de parkour torna-se num risco diário.

Para um praticante com anos de experiência acumulados, o parkour apenas se torna perigoso quando levado a extremos.

A maior ajuda para se evitarem situações desagradáveis é o treino durante anos ao nível do chão e ir subindo muito gradualmente o nível para distancias e alturas maiores.

Há que lembrar que o treino diário de um traceur é, comparativamente, menos perigoso que o treino diário de um in-linner. O treino diário de um traceur consiste basicamente no treino físico e parkour no nível base, sempre controlado. Situações perigosas aparecem apenas esporadicamente e apenas se procuradas pelo praticante.




Aconteceram alguma vez acidentes graves na pratica do parkour?
Embora não pareça parkour acaba por ser mais seguro do que certos desportos radicais, como skate, inline ou qualquer outro desporto que limite o praticante e os seus movimentos a um equipamento próprio para aquela prática.

É claro que existem sempre alguns casos de ossos partidos mas isso não é habitual e, infelizmente, já houve 1 acidente mortal que ocorreu em Inglaterra, caso único no mundo.

No entanto, existem algumas lesões típicas que acompanham esta prática e que são bastante frequentes. Para as conheceres aconselhamos que leias os vários artigos que se encontram na secção SAÚDE, do site.




Existem escolas de parkour?
Actualmente apenas existe uma única escola oficial de parkour em Portugal que está localizada no Alentejo - Campo Maior - e que conta com a supervisionação de um instrutor oficial de Parkour. Em brave outras escolas serão abertas ao público sendo que esta organização se encontra já em contacto com algumas escolas de ensino secundario e algumas câmaras municipais para que o projecto se torne realidade.




Existem competições de parkour?
Tal como no inicio de outros desportos radicais urbanos, o parkour não tem ainda o nível de competição no entanto, este facto será inevitável.




Gostava de fazer uma demonstração e/ou workshop de parkour na minha escola, o que devo fazer?
Para fazeres uma demonstração e/ou workshop de parkour na tua escola apenas tens de seguir estes simples passos:

  1. 25€ por cada Traceur a deslocar à escola. Devem seguir entre 3 e 5 Traceurs;
  2. Deslocação de ida e volta à mesma - para efeitos de cálculo utiliza o site www.viamichelin.com;
  3. Alimentação dos traceurs. Um lanche no bar da escola e/ou na cantina serve este propósito;
  4. Caso a tua escola se encontre a mais de 150km de Lisboa, a dormida dos Traceurs terá de ser considerada, bem como a alimentação completa.



Equipamento?
O parkour é a actividade física mais simples (e barata) a nível de equipamento que podes praticar.

Apenas precisas dum par de calças de treino e uma t-shirt que não te impeça os movimentos, no entanto, no que toca aos ténis, deves ter especial atenção.

Estes, para além de confortáveis devem possuir sobretudo um bom amortecimento e bom agarre para não escorregarem. Os mais aconselhados são os ténis feitos especificamente para o treino de corrida e que podem ser adquiridos em qualquer loja de desporto

Mais informação sobre que ténis utilizar na prática do parkour lê o seguinte artigo.




Qual é a diferença entre Parkour, Tricking, Freerunning e Street Stunts?
Parkour: consiste em efectuar um percurso da maneira mais rápida, útil e eficaz possível. Uma boa analogia é a do bombeiro em missão de salvamento.

Free-running: consiste em efectuar um percurso em que se permite uma total liberdade corporal, aqui podem-se efectuar acrobacias e/ou movimentos menos úteis para embelezar o percurso, aqui vale tudo excepto ficar parado.

Street-stunts: consiste no movimento físico composto meramente por acrobacias de ginástica, artes marciais e tricking, mas feitas exclusivamente na rua. Aqui não há um percurso definido.

Tricking: combinações de acrobacias de ginástica e martial arts tricks, esta modalidade pratica-se sobretudo em ginásios. Também aqui não existem percursos definidos.




Como é que se faz uma acrobacia, um salto mortal, ou onde é que posso aprender a fazer?
Este é sem dúvida um dos treinos para parkour mais procurados pois para além de proporcionar um treino abdominal sem rival, prepara o praticante psicologicamente para ultrapassar obstáculos difíceis no treino de parkour.

Em breve encontrarás uma secção de acrobacias na secção de treino para parkour do site. Quanto a escolas onde possas aprender, apenas temos conhecimento das escolas típicas de ginástica acrobática pertencentes a qualquer clube nacional




O parkour, é um desporto?
O parkour não pode ser considerado como um desporto pois não está assente nem se rege por nenhum conjunto de regras e regulamentos.

Para ser um desporto, teriam de existir regras instituídas por uma federação regente.

Pode sim ser descrito como uma actividade física. Assim sendo, o parkour é uma actividade física não competitiva.




Se me expulsarem ou mesmo chamarem a policia, devido ao facto de estar a treinar, o que devo, ou posso fazer?
Se fores interpelado por alguém ou mesmo se a policia for chamada ao local onde te encontras a treinar, permanece no teu sítio e explica o que estás a fazer. Convém que leias atentamente a informação contida neste site para que não sejas apanhado desprevenido e que tenhas bons argumentos a teu favor. Mas lembra-te sempre que o parkour não é uma actividade marginal e sobretudo está muito longe de ser ilegal. Tu tens direito a utilizar o espaço publico desde que o preserves.

Lembra-te ainda que o parkour ensina-te a ultrapassar obstáculos e não a fugir deles, estas pessoas não são mais que um tipo de obstáculos diferentes ao teu treino, deves confronta-las e não, fugir delas.




Se me perguntarem na rua, o que estou a fazer, o que devo dizer?
Dependendo do tipo de treino que estiveres a efectuar, dirás que:

Aconselhamos-te a ler as respostas para as perguntas:
- "Qual é a diferença entre Parkour, Tricking, Freerunning e Street Stunts?";
- "O que é o treino de parkour?";
- "O que é o treino para parkour?".




Moro na localidade "x" e gostava de conhecer pessoal com quem treinar na minha zona, o que posso fazer?
O melhor conselho que te podemos dar é registares-te no fórum e:




Tenho vídeos e fotos de parkour, que gostava de por no site, o que faço?
Se nos queres enviar um vídeo, envia-nos o mesmo acompanhado dum pequeno texto que inclua:

E comprime o filme e o texto num único ficheiro enviando-o para mail.

Se nos queres enviar um álbum de fotografias basta que no-las envies comprimidas num único ficheiro também para mail, dizendo em que zona do país (Norte, Centro, Sul, Ilhas) foram tiradas.

Caso o filme ou album de fotos seja demasiado grande para enviar por mail, coloca-os na Internet (youtube ou servidores de partilha como rapideshare) e envia-nos o link e os dados para mail.




Gostaria de treinar com "vocês", onde e a que horas são os vossos treinos?
Esta questão é-nos colocada algumas vezes por pessoas que se querem iniciar na prática do parkour e que basicamente procuram alguém com quem treinar.

O melhor é pesquisares o fórum pelas próximas Jam's ou encontros e apareceres. Nestes encontros há sempre uma grande entreajuda de pessoal o que te permitirá evoluir mais depressa.

Se o "vocês" para ti significa o pessoal mais experiente e que faz as demonstrações de parkour e que aparece na T.V., estes traceurs são exactamente iguais aos outros, estarão nas Jam's e encontros que ocorrerem por este Pais fora e encontram-se igualmente no fórum disponíveis para ajudar quem precisa.




Gostaria de pertencer à vossa "equipa", o que faço?
A "equipa" aqui referida existe para dar resposta à crescente procura de pessoal para eventos de parkour quer sejam demonstrações, workshops, consultoria, eventos, coreografias ou mesmo produções audiovisuais. Estes traceurs estão espalhados pelos 4 cantos do nosso Pais sendo que se juntam algumas vezes por ano para treinos em conjunto.

Como podemos ser uma "equipa" se não nos encontramos todos os dias para treinar?
A resposta é simples, o parkour.pt não é uma equipa mas sim um conjunto de pessoas que se comprometeram a divulgar a 100% o parkour em Portugal, da maneira mais profissional e positiva possível, proporcionado sempre um ambiente 100% saudável para a aprendizagem e divulgação do mesmo. Sendo que neste conjunto de traceurs, várias são as capacidades que podem ser encontradas quer aos níveis de gestão, organização, e mesmo tecnológico.

Como podemos divulgar bem o parkour quando não treinamos todos juntos?
É bem fácil nos dias de hoje pois com um simples acesso à internet estes traceurs mantêm-se em contacto permanente onde discutem situações de eventos, demonstrações ou qualquer outra produção próxima partilhando treinos específicos para os eventos vindouros. Desse modo e com o treino árduo diário que estes sérios praticantes mantêm, é sempre possível estar-se no topo da forma e saber em que condição estão os restantes traceurs mesmo antes destes se encontrarem.

O parkour.pt possui recursos para serviços de consultoria, duplos para cinema, realização e edição de vídeos, coreografias, treinadores pessoais e ainda a criação de desenho gráfico e músicas para casos específicos, passando obviamente também pela organização de eventos e workshops na área do parkour e de expressões livres de movimento como o free-running, o tricking ou mesmo street-stunts quando estes são devidamente notificados como a modalidade que representam.

Todo o pessoal por detrás do parkour.pt são pessoas bem-dispostas, com um grande espírito de camaradagem e muito profissionais no trabalho que desenvolvem. Obviamente que são ainda muito boas naquilo que fazem pois o objectivo desta organização é o de divulgar correctamente e da melhor maneira possível o parkour em Portugal.

Esta organização tem vindo a aumentar com o tempo e já são muitas as pessoas (traceurs ou não) que se comprometeram a ajudar a divulgar o parkour em Portugal. Se achas que tens capacidade, tempo/disponibilidade e vontade para ajudar a evoluir o parkour em Portugal em qualquer uma destas áreas, por favor contacta-nos para o e-mail mail explicando com o que podes contribuir e o teu caso será analisado.

Tem em especial atenção que os pedidos que recebemos mais frequentemente são de praticantes que querem ajudar directamente nos eventos ou demonstrações que fazemos, mas devido á grande responsabilidade que é dar a cara pelo parkour em Portugal, estas pessoas são, regra geral mas não exclusiva, recrutadas por convite pelos mais diversos motivos, entre os quais, o facto de serem traceurs conhecidos da comunidade, mostrarem grande dedicação ao treino, terem muita vontade de aprender, saber acatar os conselhos que lhes dão e, sobretudo, terem um feitio que se funde com o dos restantes traceurs.

Mais informação sobre a organização parkour Portugal e o pessoal por detrás da mesma no seguimento deste link.




O termo correcto é Tracer ou Traceur?
Ambos os termos se encontram correctos para designar os praticantes de parkour. O primeiro termo a surgir foi, no entanto, Traceurs.




Gostava de adicionar os meus spots ao mapa de spots de parkour Português, como faço?
Encontra o(s) mesmo(s) através de maps.google.com e envia-nos as coordenadas geográficas com algumas fotos do(s) mesmo(s), o nome e uma pequena descrição, do(s) mesmo(s), para mail

Se não sabes como obter as coordenadas do spot, no google maps, aqui fica uma dica.
Escreve a morada do local, para que o mapa apresente um "alfinete", verifica se a localização é correcta e clica no link "Send" (que se encontra no canto superior direito do mapa), copia a mensagem que lá aparece e envia para o mail indicado acima, essa mensagem contém as coordenadas do local marcado por ti.