Raymond Belle[retroceder]

Neste artigo podes encontrar toda a informação acerca do pai do parkour.



Autor: zeric

Publicado: Maio 2008

Pai de David Belle.
Campeão dos bombeiros sapadores de subida de corda. Recompensado com a medalha de honra graças aos seus salvamentos heróicos. Esta figura carismática deixa este mundo em 1999 deixando uma herança admirável aos traceurs de todo o mundo.

 

#
Raymond Belle


QUEM FOI RAYMOND BELLE
#
Raymond Belle

Nascido o 3 de Outubro de 1939 no Vietname, muito cedo fica órfão de pai e é separado da sua mãe devido á guerra que atinge a Indochina e á consequente divisão do país.

Recolhido então pelo exército francês, é incorporado como "criança tropa" em Dalat, recebendo uma educação militar que forjará o seu carácter para o resto da sua vida.

É então que, em 1958 e com a idade de 19 anos, com a queda de Dien Bem Phû é repatriado para França onde terá o seu percurso educativo militar. As suas qualidades físicas excepcionais e a sua vontade de servir fazem-no integrar o regimento de bombeiros sapadores de Paris. Rapidamente, Raymond distingue-se nos diferentes campeonatos desportivos do corpo de bombeiros e mesmo nacionais. Atleta emérito, integra a equipa especial dos monitores de ginástica. Equipa especial, porque os seus ginastas são os primeiros a ser designados para efectuar salvamentos difíceis ou arriscados.

Várias vezes recompensado pelo seu sangue frio, a sua coragem, e o seu espírito de abnegação, o sargento Belle é uma das figuras da época, e um exemplo para os mais jovens.

Inúmeros salvamentos, medalhas e títulos de glória, dão a Raymond Belle a merecida reputação de "salvador excepcional". Recompensado em 1969 com a medalha de honra de bronze a título excepcional, Raymond Belle deixa a Brigada em 1975. A sua luz apaga-se em Dezembro de 1999 mas a sua memória e os seus actos de bravura continuam gravados para referência moderna e futura. Graças ao seu carisma e às suas qualidades como pessoa marcou um sem número de camaradas e reflectirá sempre a imagem emblemática do bombeiro sapador de Paris.



QUAL A SUA INFLUÊNCIA NO PARKOUR
#
treino militar - percurso dos combatentes

Sem Raymond Belle, o parkour como nós o praticamos muito seguramente não existiria pois sendo ele o pai de David Belle, e, sendo este quem criou a disciplina seria muito difícil este desporto surgir como surgiu e ganhar esta notoriedade enorme.

No entanto a sua influência estende-se muito para além do facto de este ter apenas tido um filho como o David Belle. Devido ao seu percurso de vida como criança num País em guerra e á educação militar em parcours du combatant (em português percurso dos combatentes) - que teve as suas origens no método natural de treino, Raymond Belle já utilizava os movimentos que os traceurs de hoje em dia consideram como base de parkour.

Foi apenas através do ensinamento directo aos seus filhos Jean-François e David do método natural e percurso dos combatentes que o aparecimento do parkour como nós o conhecemos hoje em dia se tornou possível.

 
#
treino militar - percurso dos combatentes

Raymond fez perceber aos seus filhos, sobretudo ao mais velho (Jean-François) a necessidade de trabalhar o corpo em todas as direcções e como temos de ser úteis, porque um corpo inútil de nada serve. Um corpo útil é aquele que pode ajudar-se a si, á sua família e aos outros em caso de necessidade. No entanto este não conseguiu transmitir todos os seus ensinamentos a David e, foi aqui que Jean-François Belle tem um ponto fundamental na criação da disciplina parkour pois foi este a passar a informação ao irmão mais novo, informação que David acatou da maneira que hoje todos conhecemos como parkour.

Vivendo nos subúrbios de Paris, David viu-se obrigado a adaptar o seu treino, então levou os ensinamentos do pai/irmão para a rua e para a floresta, sítios onde ele poderia praticar livremente e onde, constantemente, ele imaginava situações de perigo eminente, situações estas que o fariam aplicar as suas técnicas quer para escapar ou para atingir um outro ponto onde tivesse de resgatar alguém. David decidiu assim abandonar os estudos e ser bombeiro (assim como o irmão e o pai). Ai, também ele pode ser ensinado no método natural e complementar o seu treino de parkour.



CONCLUSÃO

Raymond Belle foi uma grande influência no aparecimento do parkour mas também na formação dos bombeiros que hoje se encontram no activo e a formar a nova geração de bombeiros de Paris.

Tal foi o seu carisma, que, ainda hoje, em sua memória, no interior de um dos inúmeros quartéis franceses, se pode ver um mural pintado com Raymond Belle a efectuar o exercício de subida de corda.


Copyright © parkour Portugal. Todos os direitos reservados.