Entrevista com David Belle em Lisses - Paris[retroceder]

Entrevista com David Belle em Lisses - Paris, 2 traceurs portugueses foram convidados a deslocarem-se até Paris para participarem em 2 entrevistas com o fundador do parkour David Belle. (ver fotos)



#
"Dame du Lac"


Jean-François Belle

Esta secção tem como titulo o nome do irmão de David Belle já que foi graças a ele que esta viagem de aprendizagem se tornou possível, e aqui, fica o titulo em forma de agradecimento.

Ainda antes da entrevista, Jean-François Belle (Jeff) levou os 2 traceurs, simsim e zeric a conhecer os famosos spots de Lisses e Evry. De carro passaram por tudo quanto era spot enquanto o Jeff explicava algumas pertinências sobre a origem do parkour e o simsim aproveitava para "arrochar" um bocadinho.

 

#
"petit" saut de fond
#
le lac
#
spot couvert
#
DB gap

 

#
universite
#
le école
#
evry spot
#
evry spot 2


Depois da visita guiada veio a surpresa, simsim e zeric iriam ficar alojado na casa do próprio Jeff pelos 4 dias que permaneceriam em Lisses. Durante a estadia tiveram a oportunidade de escutar de onde vinham o parkour, como tudo começou e para onde este se dirige. O que se pretende alcançar, qual o espírito dum praticante e a utilidade do mesmo. De acompanhamento, vídeos antigos que servem como que de "testemunho" do potencial de vários traceurs, entre os quais David Belle.



ENTREVISTA

A entrevista teve lugar em vários sítios de Lisses, como nas já famosas escadas do ginásio e na "Dame Du Lac" (em português, Dama do Lago).

De longe o que mais recompensou nesta ida a Lisses foi ver os tracers Franceses moverem-se no seu "habitat natural", nos spots onde eles treinam, e acima de tudo ver ao vivo e tentar acompanhar o próprio David Belle na Dame Du Lac, é algo que não se explica por palavras. A sua rapidez e precisão de movimentos são algo de absolutamente extraordinário e estonteante.

 

#
Jeff, David Belle, Simsim, Zeric
#
Dame Du Lac
#
grupo da reportagem


Sendo os traceurs menos experientes do grupo, os traceurs Portugueses foram acolhidos e sobejamente aconselhados quanto a métodos de treino e técnicas úteis para parkour, bem como a mentalidade certa para enfrentar obstáculos difíceis pela primeira vez.

Foi sobretudo na Dame Du Lac que esses conselhos mais valeram pois o sítio é de extremo perigo e deve ser evitado por traceurs menos experientes.



SPORT MEDIA CONCEPT

Após a entrevista pode-se ler no site oficial de David Belle lê-se:

Reportagem
Após os Chineses e TV Pekin, são os EUA que se interessam outra vez no fundador do parkour. David Belle atribuiu uma entrevista em exclusivo ao Christophe da cadeia de TV ABC news.

Convite de membros activos do parkour Representado por 2 dos seus membros, zeric e SimSim o parkour Portugal foi convidado a vir a Paris durante a semana do 14 de Julho.

É em agradecimento á sua devoção e á sua acção para o desenvolvimento do parkour em Portugal que foram seleccionados de modo a que possam aperfeiçoar a sua formação.

Convidados por D.B. e Jeff, o PK Portugal treinou com os tracers de Lisses. Assistiram ao treino da equipa de ginástica da Brigada dos bombeiros sapadores de Paris sob a direcção ajudante de Fred Varenne. Puderam assim dar-se conta da complementaridade das formações frequentemente necessárias para fazer a diferença no parkour.

Participaram ainda no registo de uma reportagem para a TV americana ABC news e terminaram a sua semana, rica de encontros, trocas e acontecimentos numa das maiores noites parisiense organizada para as festividades do 14 de Julho.

Bravo pelo vosso entusiasmo, o vosso bom humor e a vossa vontade bem de fazer.

Estes convites/formações/trocas prosseguirão e recompensarão os membros de associações que mais o mereçam e que trabalham para o bom desenvolvimento do parkour.



CONCLUSÃO
#
Vista

Os traceurs Portugueses tiveram ainda a oportunidade de ver a já famosa equipa de ginástica dos bombeiros de Paris a actuar no ginásio do principal quartel Francês. Resta dizer que os atletas são todos de alta performance e que uma das raízes de parkour se encontra neste quartel, quer seja porque o próprio pai do David Belle estivesse no mesmo a servir, quer porque o próprio David Belle fez parte desta equipa.

Um grande obrigado à sport media concept, Jean-François Belle e David Belle pelo convite, o fantástico acolhimento e por tudo o que nos mostraram.

Um obrigado também aos traceurs Franceses que tão bem nos acolheram, e mostraram os spots de Lisses.

 

#
Equipa de Ginástica dos Bombeiros Sapadores de Paris

 

Fica a promessa que tudo o que foi visto e ouvido será passado aos traceurs Portugueses para que todos possamos conhecer e praticar o parkour como o David Belle o criou.


Copyright © parkour Portugal. Todos os direitos reservados.