Dia Europeu sem carros - Odivelas[retroceder]

Demonstração de parkour em Odivelas no Dia Europeu sem Carros.

 

 

Um dia diferente sem duvida, este do dia Europeu sem carros, no entanto, ironicamente, quando chegámos ao local para efectuar as demonstrações estavam 3 carros fresquinhos do ferro-velho, prontos para serem usados como obstáculos a transpor, juntamente com mais dois estrados.

Entre os objectivos deste dia encontram-se:
- Sensibilizar as pessoas para optarem pelos Transportes Públicos ou por outro modo de transporte alternativo ao automóvel particular;
- Criar uma oportunidade para experimentar essa mudança e para viver a cidade ou a vila de forma diferente.

 

#
Brasão da cidade de Odivelas


A DEMONSTRAÇÃO
#
Os carros do Dia Europeu sem Carros

Por volta das 18, chegaram os 5 traceurs a Odivelas, prontos e ansiosos, ao recinto das celebrações do Dia Europeu sem Carros. Aí encontrámos trotinetas, muitas bicicletas, carros a pedal, alguns com side-car, aulas de bicicleta estática, etc.

Durante cerca de 1 hora, preparámo-nos para a demonstração, vendo possíveis pequenos percursos, enquanto íamos brincando e ensinando um pouco às crianças presentes, que queriam saltar connosco.

 

#
Treino para a demonstração

Por volta das 19:30, o animador avisa o que vai começar, e são 5 minutos muito intensos, sem parar.
Umas boas passagens rápidas e úteis, sobre os veículos, usando o meio como vantagem, seguidas de demonstrações de destreza em alguns saltos mais ousados. A música acaba, e respiramos de alívio, para recuperar.

Uma inesperada salva de palmas deixa-nos um pouco desconfortáveis, mas quando vieram umas pequenas de hordas de miúdos para virem saltar novamente connosco, ficámos à vontade.

 

#
mini-workshop


Tivemos a oportunidade de falar para os presentes, dar uma pequena explicação sobre o que é e o que não é o parkour, frisando o facto de apenas usarmos os carros naquele dia, pois foram adquiridos propositadamente para o efeito, e que não devem usar carros para saltar. Finda a demonstração, mostrou-se o que significa treinar parkour, com alguns exercícios de força e destreza como andar de gato, pinos, flexões. Citando o animador: "Estes homens não param!"



CONCLUSÃO E AGRADECIMENTOS

Arrumada a casa, experimentou-se algumas das actividades, como o pião, e os carros a pedal. À hora da despedida, ainda se aproveitou para um pequeno treino nocturno no "Castelinho", onde finalmente nos despedimos de Odivelas.

 

#
os traceurs



Obrigado aos traceurs:
- Sérgio
- honor
- modu
- orion
- Paulo Dinis

Agradecimentos á Câmara municipal de Odivelas pelo fantástico convite que nos permitiu mais uma vez divulgar o parkour em Portugal.


Copyright © parkour Portugal. Todos os direitos reservados.