NOTICIAS: 2009
Caminho: HOME / NOTÍCIAS / 2009.html
Ver noticias: Todas - Nacionais - Internacionais de:
#
Entrevista no Segunda Pele - sportTV(30-12-2009)
Entrevista pessoal ao Traceur José 'zeric' Gama ler mais...
Entrevista pessoal ao Traceur José 'zeric' Gama.

Se queres descobrir o background deste Traceur, vê a entrevista abaixo. São 30 minutos de conversa com algum parkour à mistura.

parte 1/4


parte 2/4


parte 3/4


parte 4/4


Os nossos agradecimentos à SportTV pela divulgação e oportunidade de entrevista a este que é um dos primeiros praticantes portugueses da modalidade e principal impulsionador da mesma. Obrigado também aos Traceurs Luis 'simsim' e Pedro 'Salgado' pela sua participação na mesma.
#
Calendário(29-12-2009)
Nova secção no site ler mais...
Nova secção no site.

Já disponivel através do link Calendário que visa informar sobre onde e quando se darão os próximos encontros, Jam's, Workshops e outros eventos de parkour.
#
Novo Anúncio(29-12-2009)
Parkour e tricking no novo anúncio da MacDonalds ler mais...
Parkour e tricking no novo anúncio da MacDonalds núm anúncio que conta com a participação do futebolista internacional Português Simão Sabrosa e que conta com a dobragem do Traceur Hilário 'ninja' Freire.

Enquanto o video final não vê a luz do dia, diverte-te com o video da filmagem do casting, editada pelo pouco experiente editor Nuno 'esquartejado' Antunes.



Obrigado malta pela fantástica prestação.
#
Feliz Natal(24-12-2009)
A todos. ler mais...
A todos.

#

E que o Traceur mais antigo do Mundo vos leve muitos presentes.
#
Álbum de fotos - TGV(04-12-2009)
Fotos do merecido 1º prémio do concurso tele-visionado na SIC - Todos Gostam do Verão ler mais...
Fotos do merecido 1º prémio do concurso tele-visionado na SIC - Todos Gostam do Verão.

Apresentado por Carolina Patrocínio e Pedro Manzarra, o concurso contou com os mais diversos participantes das mais diversas zonas do País. De norte a sul, equipas juntaram-se na procura pelo divertimento e entretenimento proporcionado pelo programa da SIC.

De inicio, a ideia era a de ter vários grupos a competir entre si e não zonas do Pais como resultou ser. O pessoal do parkour reuniu-se e conseguiu uma vaga no programa no ultimo dia de casting. Amigos e amigas, reuniram-se os 17 elementos necessários para a participação no programa.

Infelizmente, dos 17 vencedores, apenas 6 aproveitaram o 1º prémio oferecido pela SIC em colaboração com a Costa Cruzeiros: Uma viagem de 9 dias pelo mediterrâneo. Partida em Lisboa, chegada a Savona, Itália, passando por várias localidades Espanholas como Gibraltar, Cádiz, Barcelona, Málaga e ainda por Casablanca, Marrocos.

Parabéns a todo o grupo: Ana Martins, Ana 'pocahontas', Bruno Rosa, Carla, Catarina, João Fernandes, João Gonçalves, José Gama, Luís Simsim, Marco Barata, Marisa Martins, Mónica, Nuno Antunes, Pedro Salgado, Rita, Sofia Caraças, Tiago Silva.

Abraços e beijos para todos os concorrentes. Vamos dar-vos a desforra para o ano.

Fica o link para as fotos no nosso facebook: fotos TGV - facebook parkourPT
#
TYP - traceURpath.com - a loja oficial do parkour Portugal(01-12-2009)
Loja oficial de parkour completamente em Português em traceURpath.com ler mais...
Loja oficial de parkour completamente em Português em traceURpath.com

Há 3 meses atrás apresentámos ao público a loja store.traceURpath.com onde se encontram artigos exclusivos e pensados especificamente para Traceurs.

Agora, apresentamos a tradução completa e integral para que o processo de navegação seja o mais transparente possivel ao cliente.

O objectivo:
De momento, o portal traceURpath.com surge como a loja oficial do parkour Nacional. O projecto torna-se mais ambicioso quando se revela o objectivo final: converter o mesmo num Portal de métodos de treino que tornem o físico do praticante útil para qualquer situação que lhe surja na vida - escalada, corrida, artes marciais, fuga, etc - 'be water my friend' são as palavras que descrevem o objectivo final do portal traceURpath.com.

O nome:
Pode ser lido como 'Trace Your Path' - Traça o teu caminho - ou como 'Traceur Path' - o caminho do Traceur. Ambas as leituras estão correctas e, como um ying yang, complementam-se perpétuamente.
Traça o teu caminho do modo que quiseres, esse é o caminho do Traceur.

visita:
- traceURpath.com;
- store.traceURpath.com.

Boas compras.
O Staff do parkour Portugal.
#
Vídeo - Workshop's de Parkour em Famalicão(27-11-2009)
Na quinta edição da Jovem.Com, com vista ao desenvolvimento cívico, pessoal e social dos jovens, várias actividades tiveram lugar. Com o parkour em grande destaque ler mais...
Na quinta edição da Jovem.Com, com vista ao desenvolvimento cívico, pessoal e social dos jovens, várias actividades tiveram lugar. Com o parkour em grande destaque.

Em 2009, a programação do Jovem.Com englobou diversas actividades nos domínios do desporto, música, cinema, teatro, tecnologias de informação e comunicação, entre outros.


O parkour marcou a sua presença proporcionando demonstrações e workshops profissionais desta arte no domingo dia 12 de Julho de 2009.

Fica o video em formato de registo.

workshop - Jovem.Com
#
Jam de Natal de 2009(26-11-2009)
Jam de Natal em Telheiras.

O Encontro vai ser dia 22 de Dezembro pelas 10:00 horas no Metro de Telheiras (spot pode ser visto na secção de spots do site).

Mais informações no seguimento do link.
#
Prince of Persia - O filme(16-11-2009)
O famoso principe que deleita miúdos e graudos desde há 20 anos, 'dá o salto' para o grande ecrã ler mais...
O famoso principe que deleita miúdos e graudos desde há 20 anos, 'dá o salto' para o grande ecrã num filme de Jerry Bruckheimer.

'The Sands of Time', marcou há alguns anos o regresso do prince of Persia às consolas e pc's de todo o mundo e marca hoje presença no mundo do cinema.

Os fans do parkour vêm neste activo principe um modelo a seguir desde há muitos anos e o trailer promete corresponder às exigentes espectativas impostas por este restrito grupo.

Trailer - Prince of Persia
#
Jornal de Noticias on-line - Video(16-11-2009)
Registo em vídeo da reportagem para o Jornal de Notícias on-line ler mais...
Registo em vídeo da reportagem para o Jornal de Notícias on-line publicada a 12 de Abril 2009 no Parque Expo em Lisboa, por alguns dos mais experientes traceurs nacionais.

JN


E para os que gostam de ler, a reportagem escrita:
http://jn.sapo.pt/multimedia/video.aspx?content_id=1192251
#
Ensino Multicultural e treinos guiados(16-11-2009)
Os treinos guiados estão quase a começar ler mais...
Os treinos guiados estão quase a começar. Continua atento a este espaço para ficares a saber quais os horários e locais correctos. Quase 100% definidos, os locais deste ano, salvo alterações de ultima hora, serão os mesmos spots da época anterior:

- expo de Lisboa;
- Carnaxide;
- Montijo;
- Setúbal;
- Amora.

Entretanto iniciámos também um projecto de iniciação ao parkour multicultural na Polónia, com aulas a decorrer 2x/semana.
#
Artes de Rua - Parkour na RTP2(29-10-2009)
Primeiro episódio duma série de 13 episódios todos eles sobre desportos radicais ler mais...
Primeiro episódio duma série de 13 episódios todos eles sobre desportos radicais. Após muito batalhar, a RTP2 abraçou o projecto e o episódio piloto viu a luz do dia quase 2 anos após ter sido realizado. As sequências e entrevistas aqui apresentadas remontam então a meados de 2007, altura em que se notou uma crescente curiosidade relativa ao parkour.

Dividido em três partes, a sequência de entrevistas mostra-nos o dia-a-dia de 4 dedicados Traceurs nacionais a esta arte e os seus diferentes métodos de treino, que se agrupam num final para dar sentido e movimento em unissono a este particular método de treino fisico e psicológico.

I Parte


II Parte


III Parte


Os nossos agradecimentos ao pessoal da Panavideo pela excelente colaboração, em especial ao realizador João Paulo.
Os nossos agradecimentos ainda à Catarina da antena3 pelo fantástico voz-off e fotografia.
#
Artes de Rua(17-10-2009)
Hoje, sábado dia 17 de Outubro passa na RTP2, um pequeno documentário sobre parkour, gravado há já 2 anos e que só agora viu a luz do dia. ler mais...
Hoje, sábado dia 17 de Outubro passa na RTP2, um pequeno documentário sobre parkour, gravado há já 2 anos e que só agora viu a luz do dia.

Artes de Rua é um programa destinado à população juvenil, com o intuito de todas as semanas falar de uma nova(o) tendência/movimento urbano.

Para mais informações, consultar o link.
#
IV encontro Paulista de Parkour(09-10-2009)
Os nossos amigos Brasileiros celebram já amanha o seu IV encontro Paulista de Parkour ler mais...
Os nossos amigos Brasileiros celebram já amanha o seu IV encontro Paulista de Parkour. Equivalente à Jam Nacional Portuguesa, este encontro promete reunir os Traceurs no seu todo para troca de dicas, treinos e workshops de parkour entre outros no dia 10 de Outubro de 2009.

Consulta a programação do evento em encontropaulistadeparkour.com.br e não percas hoje, dia 9 de Outubro a entrevista em directo pelas 22:30 com o presidente da direcção da associação Brasileira de parkour Rodrigo Andrade Felício em tvabcd.com.br

Mais noticias em breve.
#
Cinerama vai ao Brasil(09-10-2009)
A 33ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo decorre entre 23 de Outubro e 5 de Novembro e vai contar com dois filmes portugueses ler mais...
A 33ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo decorre entre 23 de Outubro e 5 de Novembro e vai contar com dois filmes portugueses.

Os Sorrisos do Destino, de Fernando Lopes, e Cinerama, de Inês Oliveira, foram seleccionados para a mostra de cinema em São Paulo. E têm a particularidade de contar os dois com a produção de Paulo Branco.

Sorrisos do Destino conta-nos a história de um triângulo amoroso. Uma história de traição, que coloca em causa a relação de Ada (Ana Padrão) e Carlos (Rui Morrison). Quanto a Cinerama, o filme marca a estreia de Inês Oliveira em longas-metragens. A realizadora já foi premiada pelas suas curtas-metragens e aventura-se agora num projecto de maior fôlego, que chega aos cinemas nacionais no início de 2010.

O filme Cinerama conta ainda com a colaboração desta organização onde alguns traceurs tiveram a oportunidade e prazer de contracenar com algumas das maiores estrelas do cinema português, bem como de treinar em ambientes adversos e visualizar a maravilhosa cidade de Lisboa de um dos pontos mais altos da mesma. O antigo e fechado há quatro anos Restaurante Panorâmico de Monsanto, que, outrora seria um centro de controlo da Força Aérea Portuguesa, foi um dos mais importantes cenários para a rodagem de Cinerama, tendo sido por sua vez o local onde quatro traceurs figuraram.

Mais noticias em breve.
#
Vídeo - Workshop em Setúbal - Bela Vista(08-10-2009)
Junto à associação Sonhos sem Idade desenvolveu-se um projecto de divulgação do Parkour junto de bairros problemático ler mais...
Junto à associação Sonhos sem Idade desenvolveu-se um projecto de divulgação do Parkour junto de bairros problemáticos.

Com esse objectivo, organizou-se uma semana de oferta de boas experiências, realizações e sonhos, para a qual o objectivo final é que as crianças experimentem o grafitti, o hip hop e o Parkour.

Fica aqui o registo do excelente dia passado em Setúbal.

workshop Bela Vista
#
Segunda pele - á conversa com zeric(04-10-2009)
A SportTv3 brinda esta semana os fans do parkour com uma especial entrevista no programa segunda pele ler mais...
A SportTv3 brinda esta semana os fans do parkour com uma especial entrevista no programa segunda pele onde ficamos a conhecer melhor o percursor do parkour Português José 'zeric' Gama.

Ao longo da entrevista ficamos a conhecer um pouco melhor este atleta Português através de surpresas delicadamente preparadas para surpreender bem como para animar o espectador.

zeric comenta o seu background e o que o levou a conhecer o mundo do parkour bem como a sua evolução como atleta.

Não percas o segunda-pele:
- terça-feira dia 6 de Outubro - 19:00;
- quarta-feira, 7 de Outubro - 16:30 (REPETIÇÃO)
- sexta-feira, 9 de Outubro - 20:00 (REPETIÇÃO)
- sábado, 10 de Outubro - 10:30 (REPETIÇÃO)

Mais noticias em breve.
#
IV encontro Paulista de Parkour(29-09-2009)
Os nossos amigos Brasileiros celebram dentro de 2 semanas o seu IV encontro Paulista de Parkour ler mais...
Os nossos amigos Brasileiros celebram dentro de 2 semanas o seu IV encontro Paulista de Parkour. Equivalente à Jam Nacional Portuguesa, este encontro promete reunir os Traceurs no seu todo para troca de dicas, treinos e workshops de parkour entre outros no dia 10 de Outubro de 2009.

Consulta a programação do evento em encontropaulistadeparkour.com.br e não percas hoje, dia 29 de Setembro a entrevista em directo pelas 16:30 com o presidente da direcção da associação Brasileira de parkour Rodrigo Andrade Felício em tvabcd.com.br

Mais noticias em breve.
#
Jam de Verão(20-09-2009)
Alterada para Oeiras à ultima hora, a Jam foi um sucesso ler mais...
Alterada para Oeiras à ultima hora, a Jam foi um sucesso onde os Traceurs presentes aproveitaram as estruturas do parkourPT para treinar e introduzir outros no mundo do parkour ao mesmo tempo que o convivio esteve ao máximo.

#
XL Party começou hoje(18-09-2009)
E conta com workshops de parkour no recinto ler mais...
E conta com workshops de parkour no recinto.

Se te queres iniciar no parkour não percas esta oportunidade de te deslocares até à fundição de Oeiras e aprenderes a modalidade com quem mais sabe.

Horários: entre as 12:00 e as 17:00 encontrarás Traceurs no recinto, desloca-te até eles e diz-lhes que pretendes ser instruido nesta arte.

Se já dominas o parkour, aparece também para conviveres e treinares com o pessoal. Prevêm-se bons treinos para os próximos dias.
#
Skate e ski park(18-09-2009)
Grande inauguração já no próximo domingo dia 20 de Setembro ler mais...
Grande inauguração já no próximo domingo dia 20 de Setembro.

Com mais de 20 mil metros quadrados, o Ski Skate Amadora Parque vai oferecer duas pistas de Ski e Snowboard – principal e de aprendizagem, um skate parque com 1200 m2, um ringue de patinagem e uma área de actividades infantis, zona de restauração e loja, além de ter escolas para as várias modalidades. É a resposta que se impunha ao crescente número de praticantes de desportos como o Ski, Snowboard, Skate, BMX e inline, que se mostram ansiosos pelo dia de abertura deste parque.

Se és fã de desportos radicais não podes perder esta grande inauguração que contará com a presença de Traceurs profissionais desta organização a perpetuar alguamas demonstrações da modalidade no local.

Mais informação em: radicalskateclube.com e em skiskate-amadora.com
#
TGV - vitória de Lisboa na grande final(18-09-2009)
Foi no ultimo domingo que se deu a vitória de Lisboa no programa de verão da SIC - Todos Gostam do Verão ler mais...
Foi no ultimo domingo que se deu a vitória de Lisboa no programa de verão da SIC - Todos Gostam do Verão.

A renhida final foi disputada contra Oeiras e foi o jogo mais disputado desta temporada do TGV. Os nossos parabéns aos adversários que se mostraram à altura e a todos os que foram ficando pelo caminho, em especial aqueles que voltamos a encontrar agora mais tarde.

O resultado desta final é que, durante 10 dias, o parkour irá ser feito apenas em alto mar dentro do Cruzeiro pelo Mediterrâneo fora.

#



Album com fotografias da nossa passagem pelo programa bem como os videos das peripécias estarão disponiveis em breve para visualização neste site.
#
Jam de Verão(18-09-2009)
É já no próximo sábado dia 19 de Setembro pelas 11:00 ler mais...
É já no próximo sábado dia 19 de Setembro pelas 11:00.

O Ponto de encontro é na estação do estoril e irá haver um treino de parkour e tricking bem como uns saltos pelas rochas para aquecimento inicial.

Não te esqueças de levar um lanche, caso te esqueças, tens sempre o pingo doce de Cascais que não fica muito longe.

De tarde, preve-se uma tarde agradável na praia da rata no Monte do Estoril onde se irão praticar sobretudo acrobacias.

Mais informações no fórum no seguimento deste link:
Jam do aquecimento globlal(18-09-2009)
O conceito é básico: em cada país será feita uma ou mais jams, no dia 26 de Setembro ler mais...
O conceito é básico: em cada país será feita uma ou mais jams, no dia 26 de Setembro deste ano, para apelar a todas as pessoas- praticantes ou não- a que tomem mais atenção a esta causa, que é o Aquecimento globlal.

Em Portugal irão decorrer 2 jams distintas mas ao mesmo tempo. Uma jam será em Bragança e outra em Lisboa.

A todos os participantes pedimos apenas que coloquem o vosso nome/nickname na lista abaixo, de modo a que possamos mandar vir tshirts para todos.
Não é necessário colocar o local apenas a confirmação.

Espero que apareçam e ajudem a esta causa tão importante para a nossa geração e futuras.

Mais informações no seguimento deste link.
#
TYP - traceURpath.com - a loja oficial do parkour Portugal(02-09-2009)
Já se encontra aberta ao público a loja oficial de Parkour Nacional em traceURpath.com ler mais...
Já se encontra aberta ao público a loja oficial de Parkour Nacional em traceURpath.com

Na loja store.traceURpath.com,encontram-se artigos exclusivos e pensados especificamente para Traceurs e novos designs serão adicionados periodicamente sendo que, em breve, haverá um catálogo disponível para download. Com o tempo surgirão ainda desenhos exclusivos abrangentes a outras áreas de desportos radicais e de aventura.

Estão ainda a ser criados laços com outras marcas internacionais de parkour para que fiquem tambem disponíveis aos Traceurs Portugueses outros modelos.

O objectivo:
De momento, o portal traceURpath.com surge como a loja oficial do parkour Nacional. O projecto torna-se mais ambicioso quando se revela o objectivo final: converter o mesmo num Portal de métodos de treino que tornem o físico do praticante útil para qualquer situação que lhe surja na vida - escalada, corrida, artes marciais, fuga, etc - 'be water my friend' são as palavras que descrevem o objectivo final do portal traceURpath.com.

O nome:
Pode ser lido como 'Trace Your Path' - Traça o teu caminho - ou como 'Traceur Path' - o caminho do Traceur. Ambas as leituras estão correctas e, como um ying yang, complementam-se perpétuamente.
Traça o teu caminho do modo que quiseres, esse é o caminho do Traceur.

visita:
- traceURpath.com;
- store.traceURpath.com.

Boas compras.
O Staff do parkour Portugal.
#
XL Party com parkour(02-09-2009)
O evento tecnológico XL Party conta com workshops e demonstrações de Parkour ler mais...
O evento tecnológico XL Party conta com workshops e demonstrações de Parkour.

O Que é o XL Party:

O maior Festival de entretenimento tecnológico alguma vez realizado em Portugal vai acontecer de 17 a 20 de Setembro na Fundição de Oeiras inserido nas comemorações dos 250 Anos do Município de Oeiras.

São esperados mais de 25.000 visitantes durante os 4 dias do Festival e cerca de 1.500 participantes para a área de LanParty.

Depois do sucesso das 10 edições anteriores a organização decidiu apostar forte para proporcionar a todos os participantes um Evento ímpar em Portugal.

fonte: http://www.xlparty.com/
#
Parkour Park - Mealhada(01-09-2009)
#
TGV - meias-finais(30-08-2009)
É já hoje a semi-final do TGV que verá a equipa de Lisboa enfrentar a equipa de Faro ler mais...
É já hoje a semi-final do TGV que verá a equipa de Lisboa enfrentar a equipa de Faro.

Não percas as quedas e desvarios dos teus Traceurs favoritos as 22:00 na SIC.
#
Anúncio TV - Air Vigorsol(30-08-2009)
Já está disponivel para visualização o anúncio para as patilhas 'Air Vigorsol' que contou com o nosso elemento Pedro 'Salgado' ler mais...
Já está disponivel para visualização o anúncio para as patilhas 'Air Vigorsol' que contou com o nosso elemento Pedro 'Salgado' e também com o Sérgio dos LTT.

Internacionalmente é ainda de destacar a presença de Stephane Vigroux, Traceur de 2ª Geração Francesa.

Air Vigorsol
#
TYP - traceURpath.com - a loja oficial do parkour Portugal(25-08-2009)
Inaugura-se já no dia 1 de Setembro de 2009 a loja oficial do parkour Portugal em traceURpath.com ler mais...
Inaugura-se já no dia 1 de Setembro de 2009 a loja oficial do parkour Portugal em traceURpath.com

O objectivo:
De momento, o portal traceURpath.com surge como a loja oficial do parkour Portugal e pretende acabar com as transacções via forum, havendo assim uma maior transparência neste process mas, o objectivo final para o mesmo é tornar-se num Portal de metodos de treino que tornem o fisico do praticante util para qualquer situação que lhe surja na vida - escalada, corrida, artes marciais, fuga, enfim, iremos abranger o maior numero de situações possiveis em que seja necessário treinar o corpo e fornecer informações uteis sobre o treino para as mesmas.

Quando?:
Na loja store.traceURpath.com,encontram-se artigos exclusivos e pensados especificamente para Traceurs e novos designs serão adicionados periodicamente. Em breve haverá um catálogo disponivel para download. Com o tempo surgirão ainda desenhos exclusivos abrangentes a outras áreas de desportos radicais e de aventura.

Estão ainda a ser criados laços com outras marcas de parkour para que fiquem tambem disponiveis aos Traceurs Portugueses outros modelos internacionais.

O nome:
O nome trace UR path surge para abranger a necessidade de um espaço de vendas ha muito necessitado mas também para informar. O nome pode ser lido como 'Trace Your Path' - Traça o teu caminho ou como 'Traceur Path' - o caminho do Traceur. Ambas as leituras estão correctas e, como um ying e yiang, complementam-se perpetuamente.

Traça o teu caminho do modo que quiseres, esse é o caminho do Traceur.

visita:
- traceURpath.com;
- store.traceURpath.com.
#
Formação de instrutores - completa(25-08-2009)
Regressam hoje os 5 Traceurs que se deslocaram para a formação de instrutores de parkour em Paris com a Team David Belle ler mais...
Regressam hoje os 5 Traceurs que se deslocaram para a formação de instrutores de parkour em Paris com a Team David Belle.

Estes Traceurs tornam-se agora nos primeiros 5 instrutores oficiais da modalidade em Portugal. Estes 5 elementos são ainda os únicos formadores de instrutores de parkour oficiais em Portugal e a sua missão será a de continuar a iniciar jovens na prática do parkour e formar novos instrutores para que também estes possam leccionar esta prática correctamente.

Em breve irá ser aberto um curso para instrutor oficial de parkour em Portugal mas, de momento, a instrução será apenas transmitida aos Traceurs da equipa do parkour Portugal - Traceurs da comunidade que ao longo do anos demonstraram ter adquirido a maturidade para leccionar parkour ao introduzir centenas de jovens de todo o pais na modalidade e com um nivel excelente na sua prática. Estes instrutores receberão um certificado que os atesta como instrutor oficial da modalidade, reconhecido pela associação do fundador do parkour, o francês David Belle.

É provável que ainda no decorrer do ano surja um curso para instutores oficiais de parkour aberto ao publico em geral. Aqui terão de ser prestadas provas fisicas e técnicas antes de se atribuir a oportunidade de participar no mesmo. Ao completar o curso, um certificado atestará que o(s) instruendo(s) fica(m) habilitado(s) a introduzir jovens na prática do parkour.

O objectivo é o de transmitir o parkour original, as técnicas e mentalidade correctas de um Traceur sério.

Ficam algumas fotografias. Video, album completo de fotos e mais informação em breve.


##
##
##
##
#


Ficam aqui registados os nossos mais profundos agradecimentos à equipa do David Belle: JF Belle, Thibaut, Gregory, Tarek, etc, etc, etc que tanto contribuiram para esta formação e que foram incansáveis na transmissão dos seus ensinamentos aos Traceus Portugueses.
#
Beja - I Festival da Juventude - video(06-08-2009)
Vídeo completo em formato de relato dos bem passados dias no I Festival da Juventude de Beja ler mais...
Vídeo completo em formato de relato dos bem passados dias no I Festival da Juventude de Beja.

Workshops e demonstrações profissionais de Parkour pelos membros desta organização que contaram ainda com muitas actividades no recinto.

I Festival da Juventude - Beja


Vídeo por: MoDu
Câmara: Sara
Obrigado aos Traceurs: barata, Esquartejado, honor, MoDu, Phipo, Salgado, Sim Sim, Tiago, Zeric
#
Formação - os primeiros instrutores oficiais de parkour(04-08-2009)
Cinco elementos desta organização deslocam-se a Paris na data de 17 a 23 de Agosto de modo a terminarem a sua formação como instrutores oficiais de parkour ler mais...
Cinco elementos desta organização deslocam-se a Paris na data de 17 a 23 de Agosto de modo a terminarem a sua formação como instrutores oficiais de parkour.

No final do programa, os primeiros instrutores oficiais de parkour Portugueses terão a missão de formar outros instruendos para que, também eles possam vir a ser instrutores oficiais de parkour um dia mais tarde.

Mais informação no seguimento deste link
#
C.C. Alegro - 15 e 16 de Agosto - Alfragide(03-08-2009)
De modo a dinamizar este gigantesco espaço comercial, alguns Traceurs encontrar-se-ão presentes a perpetuar workshops e mini-demos de parkour ler mais...
De modo a dinamizar este gigantesco espaço comercial, alguns Traceurs encontrar-se-ão presentes a perpetuar workshops e mini-demos de parkour.

Com recurso a estruturas próprias. Se desejas aprender parkour, não percas esta oportunidade, dias 15 e 16 pelas 19:00 no Centro Comercial Alegro. O teu aquecimento começa por encontrar os Traceurs presentes.

Aparece.
#
Semana da Juventude - Montemor-O-Novo - video (02-08-2009)
Para aqueles que decidiram atender à Semana da Juventude de Montemor-O-Novo ler mais...
Para aqueles que decidiram atender à Semana da Juventude de Montemor-O-Novo no sábado dia 25 de Julho, de certeza que aproveitaram as workshops de parkour leccionadas pela equipa Portuguesa LTT - Line Team Traceurs - que seguiram em representação oficial do parkour Portugal.

Fica aqui o registo do evento em vídeo.

Entrevista com David Belle em Português(24-07-2009)
O filme que todo o praticante de parkour estava à espera, agora traduzido para Portugues:



Os nossos agradecimentos ao Traceur Brasileiro duddu pela tradução.
#
Semana da Juventude - Montemor-O-Novo dia 25 de Julho(21-07-2009)
Para aqueles que decidirem atender à Semana da Juventude de Montemor-O-Novo no sábado dia 25 de Julho - poderão aproveitar para ver e experimentar a nova modalidade radical urbana - Parkour ler mais...
Para aqueles que decidirem atender à Semana da Juventude de Montemor-O-Novo no sábado dia 25 de Julho - poderão aproveitar para ver e experimentar a nova modalidade radical urbana - Parkour.

Com presença marcada, 5 elementos da equipa Portuguesa - LTT - Line Team Traceurs - seguirão em representação oficial do parkour Portugal, ganhando assim a sua oportunidade de brilhar num palco montado especificamente para eles, os interessados terão ao seu alcance:

* Demonstrações de pakour + street stunts;
* Workshop's com duração de 2 horas;

As demonstrações servem sobretudo para mostrar aos instruendos o que irão aprender de seguida e qual o resultado a esperar com apenas alguns anos de prática da modalidade.

As workshop's - à borla - visam introduzir o gosto pelo movimento Parkour aos aspirantes e, para além de serem ensinadas as principais técnicas de parkour como o salto de braços, o salto de gato, meia volta, etc, será ainda inculcada a semente acerca da importancia do aquecimento e arrefecimento do fisico antes e depois dum treino de Parkour.



Participa. Estamos à tua espera no dia 25 de Julho.
#
Novo álbum de fotos (21-07-2009)
Quinzena da Juventude de Famalicão - Julho 2009 ler mais...
Quinzena da Juventude de Famalicão - Julho 2009.

O álbum pode ser visualizado no seguimento deste link.

Os nosso agradecimentos aos Traceurs:

- barata
- modu
- jackie
- Salgado
- SimSim
- ucraniano
- zeric

Fica ainda aqui uma divertida foto do dia, onde se descobriu o segredo de alguns Traceurs para a sua impulsão e poder de salto horizontal elevado. O estranho é nunca ninguém ter reparado nestes detalhes...
#


Os nossos agradecimentos ainda à Sara e também para a organização e a todo o pessoal que pode comparecer nas duras workshops levadas a cabo.
#
Ultrapassa Esse Obstáculo - Resumo(21-07-2009)
Ultrapassa Esse Obstáculo - Serviço de Solidariedade para a Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro ler mais...
Ultrapassa Esse Obstáculo - Serviço de Solidariedade para a Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro

A pedido da associação Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, fomos inundados por entusiasmo pelas cerca de 10 crianças que apareceram do grupo. O seu desejo natural de se quererem mexer combinados com instrução profissional proporcionou-nos uma experiência a recordar, que na quente e solarenga tarde do dia 20 de Junho de 2009, não foi o calor abrasador que os fez parar

A WORKSHOP
Após uma conversa em grupo a explicar, enquanto lanchavam, sobre o que era afinal o Parkour, em que consistia e NÃO consistia, misturado com as experiências pessoais dos jovens e das suas mães presentes, iniciou-se o importantíssimo aquecimento: este inclui um aquecimento articular e muscular de todo corpo, seguido de um movimento quadrúpede.
Este aquecimento foi obviamente direccionado à faixa etária dos jovens ali presentes, pois com idades tão tenras entre os 10 e os 14 anos, não é aconselhável fazer grandes esforços.

Quando acabou o aquecimento, passámos às técnicas de passagem de obstáculos, neste caso os bancos de cimento do local. Após um início hesitante, com muito medo e saltos deixados a meio, já os mais novos andavam a fazer percursos com múltiplos obstáculos de seguida. Esta era a dica que estava na hora de passar ao próximo spot onde se ensinaram mais técnicas, como saltos de gato, saltos em precisão e percursos mais reais, com 3 obstáculos de seguida. Também se aproveitaram as árvores do local para obstáculos mais criativos e difíceis de lidar.

Findo todo este treino, com pausas para um lanche de piquenique, chegara a altura de juntar todos num alongamento completo em grupo.

CONCLUSÃO
Sem dúvida que o serviço de solidariedade Ultrapassa Esse Obstáculo para a Acreditar, foi um tremendo sucesso, incitando até a procura pelas mães presentes por um serviço de ensino mais regular.

Um obrigado aos traceurs presentes:
- Barata
- Honor
- MoDu
- Ninja
- Salgado
- Samurai
- SimSim

Um grande agradecimento à associação Acreditar pelo convite, pela oportunidade que nos ofereceu e pela óptima recepção.
#
Novo álbum de fotos (21-07-2009)
Semana da Juventude de Cascais - Julho 2009 ler mais...
Semana da Juventude de Cascais - Julho 2009.

O álbum pode ser visualizado no seguimento deste link.

Os nossos agradecimentos à organização pelo convite bem como a todos os Traceurs que compareceram no evento e que ajudaram de algum modo para o excelente desenvolvimento do mesmo.
#
TGV - estreia amanhã na SIC(05-07-2009)
O novo programa do verão estreia já amanha na SIC as 21:55 com a equipa de Lisboa - TRACERS - a defrontar o Porto neste que promete ser um grande derby ler mais...
O novo programa do verão estreia já amanha na SIC as 21:55 com a equipa de Lisboa - TRACERS - a defrontar o Porto neste que promete ser um grande derby.

Este formato promete arrancar muitas gargalhadas lá em casa enquanto 8 equipas nacionais lutam pelo grande prémio final - um cruzeiro de 10 dias pelo mediterrâneo para toda a equipa.

Citação:

Tripeiros e alfacinhas no arranque do "TGV"
Concurso "Todos gostam do Verão" é inteiramente gravado em Madrid

A ligação entre Lisboa e Madrid já se faz por TGV. Pelo menos, através do novo formato da SIC, "Todos Gostam do Verão", que ontem foi apresentado em Madrid, Espanha. Carolina Patrocínio e João Manzarra apresentam.

Eis que vem aí mais um clássico. Lisboa e Porto digladiam-se no programa de estreia de "TGV", já no próximo domingo.

O concurso evoca os tradicionais "Jogos sem fronteiras". Nuno Santos, o director de Programas, admite que se trata de "uma réplica reinventada de um género televisivo que ditava a moda nos anos 80, 90".

No ar há cerca de 14 anos no país vizinho, com o nome "Grand Prix", o formato explora uma vertente divertida sem, no entanto, menosprezar o esforço físico que exige. Há ambulâncias à porta do estúdio Europroducciones para o caso de algum acidente lesionar os concorrentes.

Por outro lado, a analogia poder-se-á estabelecer ainda de uma forma diferente. "TGV" é mesmo um formato sem fronteiras. Por razões de ordem logística, a SIC optou por rentabilizar as infra-estruturas já criadas em Madrid, para ali produzir o programa. "Gastamos cerca de quatro vezes menos", explica o responsável, enquadrando a escolha no cenário de parco orçamento que assola o canal. "Globalização dos mercados televisivos" foi a frase eleita para descrever esta solução. Nuno Santos mostra-se confiante face ao êxito que o TGV possa vir a ter. "A televisão é simples, as pessoas é que teimam em complicá-la", apontando a "simplicidade" deste conteúdo como a sua mais-valia.

A apresentação está a cargo de uma jovem dupla. Segundo Nuno Santos, João Manzarra é um valor que o canal generalista repescou ao laboratório da estação -a SIC Radical. Para o director, os dois têm qualidades para se transformarem em dois grandes vultos televisivos. E a SIC precisa de sangue novo, refere.

fonte: Jornal de Noticias on-line

TGV - apresentação


TGV - 1ºvideo


Mais noticias em breve.
#
...que viva España...(27-06-2009)
Uma super-team de 17 elementos desloca-se já na próxima semana a Madrid ler mais...
Um super-team de 17 elementos desloca-se já na próxima semana a Madrid defender Lisboa na adaptação do concurso Espanhol Grand Prix para a SIC.

O programa, de seu nome TGV, verá a equipa Lisboeta TRACERS lutar pelo primeiro lugar ao longo da próxima semana pois, após vencer toda a competição na corrida pelo lugar na participação neste projecto, esperamos continuar em maré de boa sorte.

Com filmagens calendarizadas em Madrid a partir do dia 1 de Julho, esperamos que estes 17 elementos possam elevar o nome de Lisboa e, ao mesmo tempo, o do parkour em Portugal. A diversão é garantida pois este peculiar formato televisivo promete arrancar muitas gargalhadas ao pessoal lá de casa.

Duvidam?
Grand Prix de Verano


Mais noticias em breve.
#
Quinzena da Juventude - Famalicão 12 de Julho(18-06-2009)
A Câmara Municipal promoverá a quinta edição da Jovem.Com ler mais...
A Câmara Municipal promoverá a quinta edição da Jovem.Com, tendo em vista a prossecução dos seguintes objectivos:

1. Promover o associativismo juvenil;
2. Diversificar a oferta das actividades destinadas aos jovens, satisfazendo diferentes públicos, diferentes faixas etárias e diferentes gostos;
3. Aumentar o número de parcerias associativas e o número de jovens participantes activamente;
4. Promover a criatividade e o talento dos jovens a nível concelhio;
5. Promover o debate e o confronto de ideias.

Em linhas gerais, pretende-se que o Jovem.Com contribua para o desenvolvimento cívico, pessoal e social dos jovens. Em 2009, a programação do Jovem.Com englobará diversas actividades nos domínios do desporto, música, cinema, teatro, tecnologias de informação e comunicação, entre outros.

O parkour marcará a sua presença proporcionando demonstrações e workshops profissionais desta arte no domingo dia 12 de Julho.

Contamos com a tua presença.

#
flyer
#
Semana da Juventude - Campo Maior 4 e 5 de Julho(18-06-2009)
Semana da Juventude - Campo Maior de 1 a 5 de Julho ler mais...
Semana da Juventude - Campo Maior de 1 a 5 de Julho.

Mais uma vez o Parkour volta a atacar Campo Maior para um fim de semana concerteza espectacular. No sábado e domingo do evento - 4 e 5 de Julho - os pessoal da localidade poderá aproveitar para ver e experimentar o parkour nas estruturas construídas para o efeito.

Com uma grande família reunida para o acontecimento, Traceurs profissionais desta organização estarão presentes para ajudar os instruendos do projecto piloto que visa levar aulas às variadas escolas do Pais, a completar o seu curso, ao mesmo tempo que servirão de juízes ao seu desenvolvimento. Serão sem duvida dias interessantes

* Demonstrações de pakour + street stunts;
* Workshop's com duração de 2 horas;

As demonstrações, para além de servirem para mostrar o que melhor se faz em Portugal neste campo, servem ainda para mostrar aos instruendos o que irão aprender de seguida e o resultado que podem alcançar com apenas alguns anos de prática.

As workshop's - à borla - visam introduzir o Parkour aos aspirantes e, para além de serem ensinadas as principais técnicas de parkour como o salto de braços, o salto de gato, meia volta, etc, será ainda inculcada a semente acerca da importância do aquecimento e arrefecimento do físico antes e depois dum treino de Parkour.

Participa nos dias 4 e 5 de Julho, estamos à tua espera.

#
#
Semana da Juventude - Cascais 27 e 28 de Junho(18-06-2009)
Semana da Juventude - Cascais de 27 de Junho a 5 de Julho ler mais...
Semana da Juventude - Cascais de 27 de Junho a 5 de Julho.

Para aqueles que decidirem atender à Semana da Juventude de Cascais no primeiro sábado e domingo do evento - 27 e 28 de Junho - poderão aproveitar para ver e experimentar a nova modalidade radical urbana - Parkour.

Com um mínimo garantido de 4 Traceurs profissionais desta organização presentes, os interessados terão ao seu alcance:

* Demonstrações de pakour + street stunts;
* Workshop's com duração de 2 horas;

As demonstrações, para além de servirem para mostrar o que melhor se faz em Portugal neste campo, servem ainda para mostrar aos instruendos o que irão aprender de seguida e o resultado que podem alcançar com apenas alguns anos de prática.

As workshops - à borla - visam introduzir o Parkour aos aspirantes e, para além de serem ensinadas as principais técnicas de parkour como o salto de braços, o salto de gato, meia volta, etc, será ainda inculcada a semente acerca da importância do aquecimento e arrefecimento do físico antes e depois dum treino de Parkour.

Participa nos dias 27 e 28 de Junho, estamos à tua espera.

#
flyer
#
Ultrapassa Esse Obstáculo - Expo dia 20(18-06-2009)
ULTRAPASSA ESSE OBSTÁCULO - Serviço de Solidariedade para a Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro - Acreditar ler mais...
ULTRAPASSA ESSE OBSTÁCULO - Serviço de Solidariedade para a Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro - Acreditar.

O evento Ultrapassa Esse Obstáculo acontecerá na tarde de dia 20 de Junho na Expo e verá 2 Traceurs profissionais desta instituição promover 1 workshop com duração de 2 horas em que se ensinará os instruendos a ultrapassar os obstáculos físicos da expo para que, desse modo, consigam aplicar esta filosofia de vida a ultrapassar os obstáculos psicológicos que tem pela frente.

Esta nobre missão acontece em conjunto com a associação Acreditar e, se quiseres ver do que trata, aparece na Expo dia 20. Ponto de encontro por detrás da Cascata.

Ao invés de se apresentar um 'cenário artificial' recorrendo a estruturas - na vida temos de lidar com os obstáculos que nos aparecem no momento, e não criar um mundo à parte - os instruendos aprenderão a lidar com os obstáculos reais do momento e descobrirão que o treino psicológico é tão importante quanto ao treino físico ;)

#
flyer
#
Beja, Covilhã e Setubal - Mais 3 novos Albuns de fotografias(18-06-2009)
Mais 3 álbuns de fotografias para completar o nosso portfolio ler mais...
Mais 3 álbuns de fotografias para completar o nosso portfolio.

Beja - I Festival da Juventude - muito poucas fotos foram tiradas neste evento, em compensação o vídeo está ficar excelente. Mais noticias em breve.

Covilhã - Escola Secundária da Covilhã - Demonstração e workshop em mais uma divulgação escolar Nacional.

Setúbal - Sonho, parteII - Serviço de Solidariedade Social para os miúdos de Setúbal.

Os nossos agradecimentos ao pessoal que orientou as fotografias.

Foi um prazer conhecer-vos, esperamos que mantenham a promessa de continuar a treinar.
Outras demonstrações e workshops - Oeiras(17-06-2009)
Nos próximos dias 18, 19 20 e 21 de Junho ler mais...
Nos próximos dias 18, 19 20 e 21 de Junho, a praia de Santo Amaro de Oeiras será palco de uma grande festa que contará com a presença de elementos da Arte do Movimento Portugal e também de elementos da equipa XF2 .

Nos espaços para jovens, estará uma torre de escalada, slide para a praia, demonstrações e workshops de Parkour, aulas de ioga e tai chi...

A entrada é livre, aparece!
#
Parkour no 'Rédea Solta'(17-06-2009)
Como ocupam os tempos livres os jovens de hoje em dia? Será o tema central desta edição do Rédea Solta apresentado por Pedro Granger ler mais...
Como ocupam os tempos livres os jovens de hoje em dia? Será o tema central desta edição do Rédea Solta apresentado por Pedro Granger.

Entre os convidados encontram-se 3 Traceurs convidados para falarem acerca da vasta experiência em workshops de Parkour leccionadas por todo o Pais e qual o interesse dos jovens nesta modalidade desportiva.

O programa Rédea Solta é transmitido através do canal por cabo TVI24 aos domingos pelas 17:00. O programa é ainda repetido ao longo da semana.

A não perder.
#
IX Fórum de Educação e Desporto - Silves09! - ALBUM on-line(09-06-2009)
Como esperado, aqui fica o álbum de fotos efectuadas em Silves ler mais...
Como esperado, aqui fica o álbum de fotos efectuadas em Silves

Enviem-nos os vossos comentários como sempre para geral@parkour.pt

Visitem o album em no seguimento deste link
#
Próximas workshops de parkour(01-06-2009)
Inseridas no plano de divulgação do parkour nacionalmente vão haver, ainda este mês, workshops nas seguintes datas: ler mais...
Inseridas no plano de divulgação do parkour nacionalmente vão haver, ainda este mês, workshops nas seguintes datas:

- 03/06/2009 às 15:00 – quarta-feira - Escola Secundária C/3º Ciclo de Sobral de Monte Agraço.

- 04/06/2009 às 10:00 – quinta-feira - Escola Secundária do Monte de Caparica no âmbito do Projecto "Qualidade de Vida é a Melhor Saída".

- 06/06/2009 às 15:00 – sábado – Serviço de Solidariedade - A Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro - Expo.

- 08/06/2009 às 14:30 – segunda-feira – Escola Secundário da Amora - promover de uma forma consciente esta modalidade, alertando para os riscos do mesmo e, simultaneamente dar a conhecer a sua filosofia.

- 17/06/2009 às 10:00 – quarta-feira – Escola EBi Quinta de Marrocos.

Esperamos por ti.
#
Workshop em Setúbal - 31 de Maio(26-05-2009)
Inserido no programa de apoio social do parkour, este mês seguiremos uma vez mais a Setúbal, desta feita a Casal das Figueiras ler mais...
Inserido no programa de apoio social do parkour, este mês seguiremos uma vez mais a Setúbal, desta feita a Casal das Figueiras.

Depois do enorme sucesso das workshops no bairro da Bela Vista, esperamos uma adesão igual ou superior em Casal das Figueiras.

A workshop tem inicio às 15:00.
#
Workshop na Escola Secundária da Covilhã - 29 de Maio(26-05-2009)
Inserida no programa de divulgação nacional do parkour, este mês iremos deslocar-nos à Covilhã para ensinarmos o pessoal da localidade o quão útil lhes pode ser o seu físico se for bem treinado ler mais...
Inserida no programa de divulgação nacional do parkour, este mês iremos deslocar-nos à Covilhã para ensinarmos o pessoal da localidade o quão útil lhes pode ser o seu físico se for bem treinado.

Dia 29 de Maio pelas 14 horas, o grupo de 5 Traceurs fará uma pequena demonstração de parkour e leccionará uma workshop no local que, a julgar pelas dezenas de workshops anteriores, tem tudo para ser um sucesso.

Mais noticias em breve.
#
Workshops profissionais em Almada - 30 e 31 de Maio(26-05-2009)
Para fecharmos este mês em beleza, mais três acções de parkour terão lugar. Esta em especial decorrerá em Almada. Cartaz disponível no interior desta noticia ler mais...
Para fecharmos este mês em beleza, mais três acções de parkour terão lugar. Esta em especial decorrerá em Almada.

#
#
IX Fórum de Educação e Desporto(20-05-2009)
Se queres aprender parkour, aparece no IX Fórum de Educação e Desporto em Silves. A feira começa hoje e termina dia 24 ler mais...
Se queres aprender parkour, aparece no IX Fórum de Educação e Desporto em Silves. A feira começa hoje e termina dia 24.

Com demonstrações e workshops profissionais de parkour.

Mais noticias em breve.
#
I Festival da Juventude - Beja(15-05-2009)
Começou hoje as 10:00 em Beja aquele que fica para a historia da cidade como o primeiro festival da Juventude da mesma ler mais...
Começou hoje as 10:00 em Beja aquele que fica para a historia da cidade como o primeiro festival da Juventude da mesma.

Neste momento conta já com alguma actividade e os Traceurs encontram-se a dar o seu melhor para representar o que de melhor se faz por Portugal no mundo do parkour.

Com uma zona inteiramente dedicada os desportos radicais não falta:

- paint ball;
- arborismo;
- rappel;
- slide;
- skate;
- parkour.

E performances de artistas como:

- expensive Soul;
- buraka som Sistema;
- DJoverRule;
- south Masters;
- DJ ezra;
- kika Lewis DJ;
- infected Ones;

#


Fotografias e videos em breve.

Mais informações em festivaldajuventude.com/beja.html

Os nossos agradecimentos ao pessoal da organização - skineventos.com
#
Workshop em Odivelas - sábado 9 de Maio(07-05-2009)
Junto aos alunos do 12º ano da Escola Secundaria de Odivelas serão efectuadas algumas mini-demonstrações e workshop de parkour nesta também mini-feira de associações ler mais...
Junto aos alunos do 12º ano da Escola Secundaria de Odivelas serão efectuadas algumas mini-demonstrações e workshop de parkour nesta também mini-feira de associações

Contamos com a tua presença já no próximo sábado dia 9 de Maio das 15h as 19h.
#
Parkour no 360º - sportTV3(04-05-2009)
Foi confirmada a estreia do novo programa de desportos radicais no canal SportTV 3 - 360 - para o dia 5 de Maio pelas 19:00 ler mais...
Foi confirmada a estreia do novo programa de desportos radicais no canal SportTV 3 - 360 - para o dia 5 de Maio pelas 19:00.

Pela primeira vez em Portugal temos um programa de TV de 30 minutos onde se vê e discute apenas parkour. Mais do que mostrar os saltos e proezas que os Traceurs executam no seu percurso, estes speed'air'man são ainda entrevistados e revelam o seu ponto de vista nesta arte que cresce a olhos vistos por todo o mundo.

A não perder.
#
Demo + workshop na Sobreda(04-05-2009)
Demonstração e Workshop de parkour na escola de ensino secundário da Sobreda ler mais...
Demonstração e Workshop de parkour na escola de ensino secundário da Sobreda quinta-feira dia 7 de Maio às 11:00.

Em conjunto com a associação de estudantes da referida escola, a boa divulgação do parkour é mais uma vez possível. Todos os interessados em aprender a mexer-se em segurança devem comparecer junto do pavilhão desportivo no horário estabelecido.
Workshop de amanha - cancelada(30-04-2009)
Devido ao tempo instável, a workshop de amanha em Setúbal não será efectuada
#
2 novas workshops no fim de semana de 1 a 3 de Maio(29-04-2009)
No dia do trabalhador e no dia da Mãe respectivamente ler mais...
No dia do trabalhador e no dia da Mãe respectivamente.

dia 1 de Maio - dia do trabalhador.
Workshop em Setúbal - local a definir.
Horário - 15:00.
Meios - estruturas.

dia 3 Maio - dia da Mãe.
Workshop em Oeiras - centro de juventude.
Horário - 11:00.
Meios - estruturas.

Se queres aprender parkour em segurança, não percas estas 2 oportunidades de treinares com alguns dos mais antigos Traceurs Portugueses. Estamos à tua espera.
#
Workshop em Setubal - Um sucesso(28-04-2009)
Os nossos agradecimentos aos inesgotáveis participantes da workshop e ao pessoal da organização pelo excelente convite ler mais...
Os nossos agradecimentos aos inesgotáveis participantes da workshop e ao pessoal da organização pelo excelente convite.

Os nossos agradecimentos ainda aos Traceurs que se disponibilizaram a ajudar e a tornar este dia mais especial aos miúdos e graúdos do bairro da Bela Vista em Setúbal, nomeadamente: barata, esquartejado, honor, modu, ninja, salgado, simsim, tiago e zeric.

Um excelente convite que gerou frutos e que verá novas workshops terem lugar já no dia 1 de Maio, novamente em Setúbal.

Vídeo e fotos em breve.
#
Workshop de parkour em Setúbal dia 25 de Abril(24-04-2009)
É já amanhã, sábado dia 25 de Abril as 17:00 que se promoverão workshop's de parkour em Setubal. Estas workshops são abertas ao publico ler mais...
É já amanhã, sábado dia 25 de Abril as 17:00 que se promoverão workshop's de parkour em Setubal. Estas workshops são abertas ao publico e desenvolvidas por esta organização e a associação Sonhos sem Idade. Projecto de divulgação do parkour junto de bairros problemáticos.

Aqui procuram-se desenvolver actividades que promovam o enriquecimento da formação dos alunos das escolas de 1º Ciclo do Agrupamento Vertical do Vale da Amoreira, Concelho de Moita onde a maioria das crianças provém de um meio social pobre e não raras vezes problemático. Em profunda articulação com o Concelho Executivo do Agrupamento Vertical de Escolas do Vale da Amoreira, tem-se dinamizado as actividades-extra-curriculares das crianças, acrescendo outras actividades em que se procura trabalhar com as mesmas o seu desenvolvimento saudável e a concretização do seu bem-estar.

Com esse objectivo, organizou-se uma semana de oferta de boas experiências, realizações e sonhos, para a qual o objectivo final é que as crianças experimentem o parkour, o grafitti e o hip hop.

Localidade: Setubal - avenida da bela vista no parque verde.
Horário: 17:00.
Meios: Estruturas de parkour e muitos Traceurs dispostos a ensinar.
#
Treino Guiado - Almada - alterações temporárias(22-04-2009)
O treino Guiado de parkour em Almada perpetuado pelo Traceur modu sofrerá alterações durante o mês de Abril e Maio ler mais...
O treino Guiado de parkour em Almada perpetuado pelo Traceur modu sofrerá alterações durante o mês de Abril e Maio.

Excepcionalmente, o Traceur responsável não poderá comparecer ao treino guiado do 1º domingo do mês de Maio, dia 3. Nesse dia o treino será proporcionado pelo Traceur Salgado.

Como compensação, haverá mais um treino já no próximo domingo, dia 26 de Abril de 2009 efectuado pelo modu.

Alguma dúvida ou para mais informações sigam este link.
#
Video - parkour no X ENAJ - disponivel(21-04-2009)
Novo vídeo disponível na conta do youtube oficial do parkour em Portugal www.youtube.com/parkourPT que conta cada vez mais com mais subscritores ler mais...
Novo vídeo disponível na conta do youtube oficial do parkour em Portugal www.youtube.com/parkourPT que conta cada vez mais com mais subscritores.

Com edição do nosso realizador profissional Ângelo 'argentino' González e filmagem pelo mesmo e pelo Traceur modu, fica aqui o registo daquele que consideramos ser o melhor vídeo de demonstração efectuado até à data de parkour em Portugal no evento SPOT - X encontro nacional das associações Juvenis de Portugal no centro de congressos de Lisboa (antiga FIL) em finais de Março de 2009.

X ENAJ - parkour.pt - argentino


Fica ainda o registo do anterior vídeo editado pelo Traceur modu.

X ENAJ - parkour.pt - modu
#
Workshop de parkour em Setúbal dia 25 de Abril(21-04-2009)
É já no próximo sábado dia 25 de Abril que esta organização promoverá workshop's de parkour abertas ao publico ler mais...
É já no próximo sábado dia 25 de Abril que esta organização promoverá workshop's de parkour abertas ao publico que junto à associação Sonhos sem Idade criou um projecto de divulgação do parkour junto de bairros problemáticos.

Aqui procuram-se desenvolver actividades que promovam o enriquecimento da formação dos alunos das escolas de 1º Ciclo do Agrupamento Vertical do Vale da Amoreira, Concelho de Moita onde a maioria das crianças provém de um meio social pobre e não raras vezes problemático. Em profunda articulação com o Concelho Executivo do Agrupamento Vertical de Escolas do Vale da Amoreira, tem-se dinamizado as actividades-extra-curriculares das crianças, acrescendo outras actividades em que se procura trabalhar com as mesmas o seu desenvolvimento saudável e a concretização do seu bem-estar.

Com esse objectivo, organizou-se uma semana de oferta de boas experiências, realizações e sonhos, para a qual o objectivo final é que as crianças experimentem o parkour, o grafitti e o hip hop.

Localidade especifica e horários em breve.
#
Parkour - SportTV3(21-04-2009)
A estreia do novo programa de desportos radicais no canal SportTV 3 - 360 - foi adiada ler mais...
A estreia do novo programa de desportos radicais no canal SportTV 3 - 360 - foi adiada.

Mais informações em breve.
#
Kalenji fora do mercado(21-04-2009)
Os ténis mais procurados pelos Traceurs nacionais pela sua muito boa relação qualidade/preço deixaram de ser fabricados ler mais...
Os ténis mais procurados pelos Traceurs nacionais pela sua muito boa relação qualidade/preço deixaram de ser fabricados. A marca decathlon, proprietária do modelo, anunciou que retirava o modelo do mercado mas que um novo será posto em venda com características muito semelhantes e com o mesmo preço.

Para mais informações consulta o fórum no seguimento deste link.
#
Arte do movimento na TV(21-04-2009)
Ainda aquando da noticia do miúdo electrocutado em Faro ler mais...
Ainda aquando da noticia do miúdo electrocutado em Faro, os novos duplos da série juvenil Morangos com Açúcar deslocaram-se ao programa da manhã da TVI com Luís Goucha juntamente com os actores da mesma para falar um pouco sobre o que rodeia o mundo do parkour.






As imagens vídeo apresentadas são ainda do tempo em que os elementos profissionais do parkour.pt se encontravam a representar o parkour nesta série. Deixamos aqui alguns videos do casting bem como do 1º episódio.


casting



1º dia de gravações



1º episódio



comédia


Relembramos que os factores que nos fizeram abandonar este projecto são puramente a nível de divulgação da modalidade que, ao entender desta que é a entidade oficial de parkour em Portugal, está muito mal efectuada, causando desentendimento sobre o que realmente é o parkour, os princípios pelos quais se rege e o fim nobre que procura atingir.
#
IX Fórum de Educação e Desporto(20-04-2009)
Se queres aprender parkour, aparece no IX Fórum de Educação e Desporto em Silves. A feira começa hoje e termina dia 24 ler mais...
Se queres aprender parkour, aparece no IX Fórum de Educação e Desporto em Silves. A feira começa hoje e termina dia 24.

Com demonstrações e workshops profissionais de parkour.

Mais noticias em breve.
#
Novo treino Guiado Disponivel na Amora - Seixal(17-04-2009)
Todos os 2º's sábados de cada mês, das 11:00 às 13:30 junto ao Ringue da Amora ler mais...
Todos os 2º's sábados de cada mês, das 11:00 às 13:30 junto ao Ringue da Amora.

Mais treinos Guiados no seguimento deste link.

Não sabes onde fica o spot? Consulta o mapa de spots no seguimento deste link.
#
Video - Demonstração e Workshop na FMH(17-04-2009)
Demonstração e Workshop de parkour e actividades físicas na Faculdade de Motricidade Humana ler mais...
Demonstração e Workshop de parkour e actividades físicas na Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa.



Os nossos agradecimentos aos Traceurs:
- barata
- dineii
- gatsu
- honor
- modu
- salgado
- samurai
- simsim
- Tiago

Mais uma vez, grande edição modu. A organização agradece o trabalho de excelência que tens desenvolvido a nível media.
#
Alerta à comunidade(17-04-2009)
Há 2 dias esta instituição foi alvo duma 'chamada de atenção' no mínimo, muito interessante ler mais...
Há 2 dias esta instituição foi alvo duma 'chamada de atenção' no mínimo, muito interessante.

Nas ultimas semanas, a quantidade de telefonemas recebidos nos 'headquarters' aumentou consideravelmente, a maioria relacionadas com o evento de Faro, onde um miúdo de 14 anos de idade foi hospitalizado com queimaduras graves no corpo, derivado duma falta de atenção enquanto praticava parkour mas esta chamada em especial descobriu-se ser bem diferente.

Uma senhora, como ela mesma se caracterizou, 'de certa idade' - as senhoras nunca a revelam - contactou-nos a reportar uma situação que a mesma estivera a presenciar, levantando-lhe algumas duvidas acerca dos seu proprio procedimento ao nao saber se se tratava de parkour ou de um puro acto de vandalismo.

Citação: Dona Hiltrud
'Uns meninos com idades compreendidas entre os 14/18 anos subiram aos telhados duns apartamentos e ali estiveram a divertir-se a vandalizar o recinto, mexer nas coisas que não lhes pertence, e etc's que se encontravam no espaço. Como se não fosse suficiente, divertiram-se ainda a urinar em publico. O que faço? Serão praticantes de parkour ou vândalos? Acha que devo chamar a policia?


A nossa resposta é sempre a mesma, nesta situação ou noutras de carácter duvidoso. Em caso de duvida, deve-se contactar sempre as autoridades, sempre.

Regra geral, os praticantes de parkour - Traceurs - têm conhecimento que não podem entrar em propriedade privada e menos ainda promover actos de puro vandalismo. Nesta organização queremos acreditar que os indivíduos mencionados acima não serão praticantes de parkour e que a subida aos telhados poderá ser pura coincidência com esta arte. Mesmo que o sejam, estes sabem que devem reagir de acordo com a filosofia do parkour - enfrentar todos os obstáculos e não fugir deles - e portanto se a policia for chamada a comparecer no local, estes indivíduos deverão enfrentar qualquer consequência dos seus actos. Ao não o fazerem, apenas darão motivos às autoridades para dar azo à perseguição desses indivíduos, categorizando-os de imediato como 'ervas daninhas' da sociedade. Denegrindo ainda pelo caminho o bom nome do parkour em Portugal.

Ficou ainda o conselho de darmos mais entrevistas e alertarmos a comunidade para se acabar com esse tipo de comportamento que apenas degradam a imagem do parkour e da juventude em geral.

Os nossos agradecimentos à Dona Hiltrud pela sua preocupação na arte do parkour e por ter tido o enorme bom senso de contactar antes de tomar julgamentos e/ou decisões acerca desta modalidade.
#
Programa sobre parkour Português na SportTV(14-04-2009)
É já no dia 20 de Abril pelas 19:00 que estreia um novo programa de desportos radicais no canal SportTV 3 da TV por cabo ler mais...
É já na terça-feira dia 21 de Abril pelas 19:00 que estreia um novo programa de desportos radicais no canal SportTV 3 da TV por cabo.

Este programa de desportos radicais intitula-se O Mundo ao Contrário e reporta as diferentes actividades radicais que se praticam pelo pais fora e ainda como e quem as pratica.

Para começar em alta, uma estreia em pleno com o parkour em grande plano - 30 minutos desta actividade - onde alguns dos melhores Traceurs Portugueses comentam o estado do parkour em Portugal e demonstram a sua destreza em percursos na área de Lisboa.

Não percas.
#
Dia Internacional da Juventude - Esposende(12-04-2009)
Está confirmada a nossa participação no dia Internacional da Juventude ler mais...
Está confirmada a nossa participação no dia Internacional da Juventude - 12 de Agosto - com demonstrações e workshops profissionais de parkour em Esposende.

Mais noticias em breve.
#
Parkour em Silves(12-04-2009)
Parkour no IX Fórum de Educação e Desporto a decorrer entre os dias 20 e 24 de Maio em Silves ler mais...
Parkour no IX Fórum de Educação e Desporto a decorrer entre os dias 20 e 24 de Maio em Silves.

Alguns Traceurs efectuarão demonstrações profissionais no local e leccionarão ainda algumas workshop's para aqueles que desejam introduzir-se na modalidade ou apenas desenvolver um pouco mais as suas técnicas base.

Mais noticias em breve.
#
Beja - festival da Juventude 2009(12-04-2009)
Demonstrações, Workshops e Jam's no Festival da Juventude em Beja nos dias 15, 16 e 17 de Maio ler mais...
Demonstrações, Workshops e Jam's no Festival da Juventude em Beja nos dias 15, 16 e 17 de Maio.

Se desejas aprender e experimentar esta modalidade, estarão presentes os instrutores oficiais do parkour em Portugal prontos a proporcionar-te todas as condições de aprendizagem.

Com estruturas próprias para a prática do mesmo, esta demonstrações e workshops prometem.

Mais noticias em breve.
#
Cascais in Arte - novas datas(12-04-2009)
Workshops de parkour em Cascais dias 16 e 17 de Maio no Cascais in Arte. ler mais...
Workshops de parkour em Cascais dias 16 e 17 de Maio no Cascais in Arte.

Mais noticias em breve.
Reportagem RTP1 - parkour na Mealhada(12-04-2009)
Entrevista feita aos Traceurs locais sobre o parkour park a ser construído nesta localidade ler mais...
Entrevista feita aos Traceurs locais sobre o parkour park a ser construído nesta localidade.

Entrevista - Jornal de Noticias on-line(12-04-2009)
Entrevista com o titulo Primeiro 'parkour park' este ano ler mais...
Entrevista com o titulo Primeiro 'parkour park' este ano.

Citação: JN
A Mealhada vai ter o primeiro parque no país dedicado à prática do "parkour". O projecto está em estudo com os praticantes e deverá arrancar ainda este ano. O acidente ocorrido domingo em Faro ensombrou a modalidade.

O "parkour" vai localizar-se na zona do parque desportivo da Mealhada, e o investimento ainda é desconhecido. A vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Filomena Pinheiro, explica que, como está a ser alvo de estudo, é difícil prever o montante envolvido. "É um projecto com responsabilidade repartida, uma vez que está a ser desenvolvido em conjunto com os praticantes da modalidade", sublinha.

O espaço pretende evitar que os praticantes de "parkour" usem a rua e locais potencialmente perigosos. José Gama, praticante e instrutor de "parkour", saúda a iniciativa da Câmara Municipal da Mealhada e adianta que já foram apresentados mais projectos a outras autarquias. "Infelizmente ainda não há nenhum parque, e é necessário retirar os miúdos do perigo", afirma.

José Gama aborda ainda o acidente de domingo em Faro (ver caixa), alertando para a responsabilidade na prática da modalidade. "Não incentivamos o 'parkour' em propriedade privada nem em locais que coloquem em risco o praticante. Neste caso concreto, passavam-se as duas situações", lembra. Destaca ainda que a idade mínima recomendada para a prática da modalidade é 16 anos, "uma vez que há uma maior sensibilidade perante a vida e uma estabilidade maior a nível físico".

O instrutor faz a distinção entre o "praticante sério" e o "temerário" de "parkour". "O primeiro informa-se e depois pratica. O segundo pratica logo, o que é um grande erro". Avisa ainda que, para quem quer praticar, há muita informação disponível na Internet, e em português, destacando o sítio parkour.pt. "Não estamos a falar de uma actividade rebelde e alguns meios não têm feito a divulgação adequada da modalidade", defende.

O "parkour" não é, na opinião de José Gama, uma modalidade arriscada. "O ensino é feito em modelo de pirâmide. Os saltos começam ao nível do chão e só se passa de um nível para outro depois de se fazer aquele salto milhares de vezes", explica.

O acidente de domingo foi o primeiro que se conhece em Portugal durante a prática de "parkour". "No estrangeiro também são poucos os casos conhecidos", afirma José Gama. Reconhece que há acidentes que acontecem, "mas tanto podem acontecer no 'parkour' como noutra actividade qualquer".
http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1187103
Entrevista - Jornal de Noticias on-line(12-04-2009)
Entrevista com o titulo Fazer de gato exige treino e maturidade ler mais...
Entrevista com o titulo Fazer de gato exige treino e maturidade

Citação: JN
Viagem ao Parkour, a arte de se deslocar pelos própriosmeios e que fez uma vítima na semana passada, em Faro.

Adrian foi electrocutado quando saltou para cima de um comboio na estação de Faro. Fazia parkour. Como muitos, sem acompanhamento. Não deve ser assim, dizem os mais experimentados. Mas, afinal, o que é isso do parkour?

Ponto prévio: o que se vê nos vídeos não se aprende em dois dias, nem em 200. É o resultado de anos de treino. Inspirar-se no You Tube é um erro perigoso. E se o canal de aprendizagem escolhido é a Internet, então comece-se pelo Google. Tem tutoriais e - ó alegria! - contactos de quem pode ensinar!

Arrumado o ponto prévio, José Gama - chamemo-lhe Zeric - fala pelos cotovelos. Descobriu o "parkour" em 2004, apaixonou-se e fez dele a sua vida. E sim, faz "aquelas coisas malucas", descer quatro andares de varandas em quatro segundos, nas paredes de Telheiras. Mas faz ele e outro. Em Portugal. Os restantes ousam. "Vê-se que têm medo". E quando assim é, não se deve fazer. Ponto. "Se queremos ser uns grandes malucos e fazer grandes saltos, temos de treinar milhares de vezes no chão". Arriscar-se antes de alguns anos de treino "é depender da sorte".

E essa nem sempre está lá. Adrian, o jovem de 14 anos electrocutado por uma catenária na estação de Faro, no passado domingo, percebeu-o da pior forma. É um caso raro de acidente.

É jovem. Demasiado jovem para se lançar neste desporto que não o é bem. É mais uma modalidade física, que tem por detrás uma filosofia de sobrevivência (e não de competição), ancorada na exploração das capacidades sem limites de um corpo humano adormecido pela civilização. Trata-se de "ser forte - física e psicologicamente - e útil para quem precise".

Por isso é que o parkour, ainda antes de ter o estilizado K no nome, cresceu entre bombeiros. José Gama insiste no "psicologicamente": "Se estiver no chão e tentar saltar metro e meio, consegue sem problemas. Mas a 20 metros de altitude já não. Porque o cérebro reage ao medo". Treinar "milhares de vezes" no chão não é mais do que dominar o cérebro. E, daí, subir gradualmente, metro a metro, meses a meses. Em "pirâmide", até ser "traceur". Gato em forma de gente.

Ora, educar os neurónios exige atenção e disciplina. Daí a recomendação deixada no parkour.pt - o site que Zeric e outros precursores da modalidade em Portugal lançaram e que quer ser a base da futura associação portuguesa - de não começar antes dos 16 anos. "O corpo está mais maduro e o cérebro é capaz de discernir melhor o que é certo e o que é errado". Zeric tem 27 anos. "Nunca saltaria para um comboio", como Adrian. Depois, há a parte física. "É uma actividade demasiado impactante nos músculos e nas articulação para ser levada a brincar".

Para ser copiada dos Morangos com Açúcar ou dos vídeos do YouTube. O sonho associativo passa justamente por aí. Ter um estatuto jurídico para poder negociar a criação de parques de parkour com as autarquias (o primeiro já começou a ser construído na Mealhada), para "tirar os miúdos da rua e evitar situações como a de Faro" e a invasão da propriedade privada. E para poder negociar a criação de seguros. Ou cursos nas escolas secundárias, como o de Zeric, em Campo Maior.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1191897
Video - Jornal de Noticias on-line(12-04-2009)
Aqui encontras o link para o registo em vídeo realizado há alguns dias atrás na expo, por alguns dos mais experientes Traceurs nacionais ler mais...
Aqui encontras o link para o registo em vídeo realizado há alguns dias atrás na expo, por alguns dos mais experientes Traceurs nacionais

video informativo sobre parkour para o Jornal de Noticias on-line


#
Mensagem(12-04-2009)
Nos últimos 10 dias, praticamente desde que o rapaz de 14 anos foi electrocutado por uma catenária enquanto praticava parkour em Faro, que esta organização tem sido abordada de forma diária pelos mais tipos de comunicação social. ler mais...
Nos últimos 10 dias, praticamente desde que o rapaz de 14 anos foi electrocutado por uma catenária enquanto praticava parkour em Faro, que esta organização tem sido abordada de forma diária pelos mais tipos de comunicação social.

Agradecemos o súbito interesse na modalidade e as oportunidades que nos proporcionaram de continuar o nosso trabalho de divulgação desta modalidade em território nacional.

Para uma melhor visualização das entrevistas, será criada uma noticia por cada. Estas poderão ser visualizadas neste site - o portal oficial de parkour em Portugal.
#
Fátima - TV(02-04-2009)
Á conversa com Traceurs, hoje no programa Fátima - SIC 11:00 ler mais...
Á conversa com Traceurs, hoje no programa Fátima - SIC 11:00.

Em directo estará um dos mais conceituados Traceurs Portugueses, Hilário 'ninja' Freire que comentará a situação do rapaz de Faro, electrocutado enquanto praticava parkour.
#
Feliz dia das mentiras a todos - Filme - 007 (01-04-2009)
Muito obrigado a todos os que caíram nesta brincadeira ler mais...
Muito obrigado a todos os que caíram nesta brincadeira e que nos resolveram dar o seu feedback. Assim da gosto continuar no próximo ano. Mantenham-se atentos.

Citação:
Começam hoje, em Lisboa, as filmagens do próximo filme do agente secreto mais conhecido do mundo.

Na continuação da saga que introduziu o parkour como meio de locomoção do agente menos secreto do mundo, verá, desta feita, Traceurs Portugueses como autênticos 'lacaios' dum déspota terrorista - interpretado pelo Francês David Belle, que criam animosidades com o gang rival - kawasaki - liderado por um recém-convertido em branco - à semelhança do que ocorreu em 'tropic thunder' onde o actor robert downey JR se tinha convertido em negro para perpetuar o papel da sua vida - o também Francês (e que já participou em 007 - 'Casino Royale') Sebastien Foucan.

Este que será o filme do ano para os amantes do 'drift', verão os actores principais do filme, juntamente com a figuração especial dos Traceurs Portugueses, perpetuar corridas insanas de automóvel pela baixa de Lisboa, bairro alto, junqueira, ponte 25 de Abril e finalmente no rio Tejo.

Mais noticias com fotos em breve.
#
X ENAJ - video disponivel(30-03-2009)
Já se encontra disponível o vídeo 'X ENAJ' que contou com a nossa participação ler mais...
Já se encontra disponível o vídeo 'X ENAJ' que contou com a nossa participação.

X ENAJ - parkour.pt
#
Parkour park - Mealhada(30-03-2009)
Já começou a construção do 1º parkour park ler mais...
Já começou a construção do 1º parkour park português. Este parque está a ser construído na Mealhada e, mesmo contando apenas com o apoio monetário da Câmara Municipal local, seguiu em frente para grande alegria da comunidade de Traceurs locais cuja ideia avançou destes últimos.

Este que é o primeiro parkour park em Portugal, é construído com o intuito de retirar os praticantes das ruas e levá-los a treinar num local seguro e propositado para o treino das técnicas e percursos que constituem o parkour.

Certamente que este projecto inicial levará outras localidades a apostar nesta recente modalidade que conta já com imensos praticantes em Portugal.

##

##

#
vista aérea
#
Jovem electrocutado enquanto praticava parkour(30-03-2009)
Ontem, domingo 29 de Março de 2009, um jovem de Faro é electrocutado enquanto praticava parkour ler mais...
Ontem, domingo 29 de Março de 2009, um jovem de Faro é electrocutado enquanto praticava parkour.

O jovem ficou com cerca de 60/70% do corpo queimado mas não se encontra em perigo de vida.

Citação: JN.sapo.pt
As intervenções cirúrgicas visaram "libertar pele não viável", consequência das queimaduras sofridas pelo rapaz, que está sob o efeito de sedativos.

O rapaz de 14 anos terá "subido para cima de uma das carruagens do comboio intercidades" e mesmo sem tocar na catenária (que tem uma voltagem elevada) terá "sido cuspido" com a descarga eléctrica, conforme disse à Lusa fonte da REFER.

O adolescente apresenta cerca de 70 % da superfície corporal queimada e "várias lesões internas devido à passagem de corrente eléctrica", explicou o director da área de cirurgia pediátrica do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, Paulo Casella.

Segundo a mesma fonte hospitalar, o rapaz de 14 anos, que foi transferido de helicóptero do Hospital Central de Faro para aquela unidade em Lisboa, foi "imediatamente submetido a uma intervenção cirúrgica para libertar tecido não viável".

O jovem de Faro encontra-se internado nos cuidados intensivos do hospital, onde está ventilado e sedado, "por causa das dores", não havendo previsão da duração do internamento no serviço.

Segundo Paulo Casella, o rapaz de 14 anos vai ter de ficar internado "várias semanas" e ser submetido a "várias operações para remoção da pele não viável". O prognóstico do paciente é reservado.

Fonte das relações públicas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tinha informado que as queimaduras se registaram nos "membros superiores, tórax e um dos membros inferiores".

Fonte da CP (Comboios de Portugal) adiantou que o acidente ocorreu na "linha seis da Estação de Faro, às 20:10", onde estava estacionado desde as 17:00, naquela mesma linha, um comboio intercidades.


Fica aqui o aviso para todos os praticantes Portugueses que há que haver uma certa consciência aquando da prática do parkour. Este não pode ser tomado levianamente e é necessária uma grande preparação física e psicológica para se levar este a bom porto. Tais informações podem ser consultadas facilmente e em português nas secções de artigos, tutoriais e FAQ deste mesmo site.

Propriedade privada, saltos arriscados e colocar em risco a própria vida não fazem parte do dia a dia de um praticante de parkour.

As nossas melhoras ao jovem de 14 anos de Faro cuja identidade, por enquanto, permanece uma incógnita para a comunidade Portuguesa de praticantes.
Parkour park - melhada(25-03-2009)
Já começou a construção do 1º parkour park alguma vez construído ler mais...
Já começou a construção do 1º parkour park alguma vez construído. Este parque está a ser construído em Portugal, na Mealhada especificamente, e mesmo contando apenas com o apoio monetário da Câmara Municipal local seguiu em frente para grande alegria da comunidade de Traceurs locais cuja ideia avançou destes últimos.

Este que é o primeiro parkour park no mundo inteiro, é construído com o intuito de retirar os praticantes das ruas e levá-los a treinar num local seguro e propositado para o treino das técnicas e percursos que constituem o parkour.

Certamente que este projecto inicial levará outras localidades a apostar nesta recente modalidade que conta já com imensos praticantes em Portugal.

##

##

#
vista aérea
#
Antiga FIL - resumo(24-03-2009)
Pode ser visualizado no seguimento deste link um resumo deste evento ler mais...
Pode ser visualizado no seguimento deste link um resumo deste evento. Fotos e vídeo das demonstrações e Workshops para breve.

#
you can run but you can't hide

#
parkour spot

#
grupo

#
cara linda, estamos curiosos, estavas triste porque o simsim não tirou a t-shirt?



Agradecemos aos participantes das workshops:

QUINTA
Leonardo - Lisboa
Sandro Barros - Lisboa
Adriel Pires - Lisboa
Euclides Rodrigues
Dudu Rodrigue - Praia Cabo Verde
Tiago Ramos - Castelo Branco
João Esteves - Castelo Branco
Ruben Paulo - Castelo Branco
Telmo Balta - Barreiro
Fernando Fernandes - Barreiro
Alexandre Silva - Barreiro
Fábio Teixeira - Campo Maior
José Almeida - Santo Aleixo
Milena Tavares - Posto Novo
João Realista - Barreiro
Danelson Vieira - Lisboa
Jamiltton Gomes - Loures
Luis Rosario - Barreiro
Emanuel Mendes - Barreiro
Francisco Subtil - Portalegre
Marco Calséis - Portalegre
João Borralho - Portalegre
João Moura - Portalegre
Ruben Pires - Portalegre
Miguel Vicente - Portalegre
João Mexia - Elvas
Magda Frade - Elvas
Patricia Perdigão - Elvas
Lisandra Nunes - Sintra
Neusa Serra - Cabo Verde
Cláudia Teixeira - Rio de Mouro
Daniela da Cruz - Rio de Mouro
Nuno Dias - Montargil
Ricardo Vinhas - Porto Alto
Luis Correia - Póvoa de São Miguel
André Maximiano - Amareleja
Gonçalo Caeiro - Safara
Nelson Gasita - Póvoa de São Miguel
André Seferino - Amareleja
João Grilo - Safara
João Maria - Portalegre
Carlos Alvarenga - Cacém
Sebastião Silva - Portalegre

SEXTA-FEIRA
Roberto Cavaco ( Beja - Pedrogão )
João Rocha ( Vidiguera )
Luiz Tavares ( Vidigueira )
Dany Huete ( Viana do Castelo )
Manuel Pato ( Beja - Pedrogão )
João Lourenço ( Estremoz )
Fábio Godinho ( Estremoz )
Diogo Calum ( Barreiro )
Henrique Jerónimo ( Montijo )
Pedro Ferreira ( Alcochete )
Fábio Cereja ( Vidigueira )
Carolina Cabrita ( Santarém )
Tiago Ealho ( Vidigueira )
Luis Caipirro ( Beja - Selmes )
Nuno Marcelino ( santarém )
Maria Duarte ( Santarém )
Sónia Carvalho ( Santarém )
Inácio Domos ( Vidigueira )
Victor Palmiro ( Estremoz )
Rui Martins ( Évora )
Claúdio Sousa ( Évora )
Tiago Coias ( Estremoz )

SABADO
Eduardo Margarida - Sabugo
Leandro Silva
Diana Oliveira - São João da Madeira
Cátia Pinho - São João da Madeira
Alexandre Correia - São João da Madeira
Rui Pinho - São João da Madeira
Pedro Rollo - Lisboa
Afonso Marchã - Lisboa
Sebastião Marchã - Lisboa
Sandro Barros - Lisboa
André Essa - Parede
Luis Gomes - Tomar
Pedro Pires - Porto
Francisco Évora - Matosinhos
Gonçalo Branco - Matosinhos
Afonso Cordeiro - Lisboa
Marcio Quintela - Lela
David Rita - Casal de Cambra
Carlota Cardoso - Estoril
Pedro Roma - Estoril
Gonçalo Dinis - Lisboa
Rui Figueira - Lisboa
Diogo Matado - Odivelas
Luis Alkmim - Miraflores
Bruno Santos - Montijo
Marco Barata- Montijo
Phelip Soares - Cascais
Ruben Leal - Lisboa
Flávio Horta - Montijo
Luis Costa - Sobralinho
Ricardo Paulo - Sobralinho

DOMINGO
David Rita - Casal de Cambra
Cátia Pinho - São João da Madeira
Alexandre Correia - São João da Madeira
Rui Pinho - São João da Madeira
Marco Barata- Montijo

total de inscritos = 101 curiosos
média de idades = 17 anos
#
O Sonho - serviço Social(24-03-2009)
Junto à associação Sonhos sem Idade criou-se um projecto de divulgação do parkour junto de bairros problemáticos ler mais...
Junto à associação Sonhos sem Idade criou-se um projecto de divulgação do parkour junto de bairros problemáticos.

Aqui procuram-se desenvolver actividades que promovam o enriquecimento da formação dos alunos das escolas de 1º Ciclo do Agrupamento Vertical do Vale da Amoreira, Concelho de Moita onde a maioria das crianças provém de um meio social pobre e não raras vezes problemático. Em profunda articulação com o Concelho Executivo do Agrupamento Vertical de Escolas do Vale da Amoreira, tem-se dinamizado as actividades-extra-curriculares das crianças, acrescendo outras actividades em que se procura trabalhar com as mesmas o seu desenvolvimento saudável e a concretização do seu bem-estar.

Com esse objectivo, organizou-se uma semana de oferta de boas experiências, realizações e sonhos, para a qual o objectivo final é que as crianças experimentem o parkour, o grafitti e o hip hop.

Mais noticias em breve.
#
Wall of Fashion - Fórum Almada(24-03-2009)
Num contacto relâmpago, 3 Traceurs nacionais irão deslocar-se a Almada para participar dum desfile de moda 'radical' ler mais...
3 Traceurs nacionais irão deslocar-se ao Almada Fórum no próximo dia 27 de Março para participar em um desfile de moda 'radical'.

Uma performance de inovação e modernidade em que o denominador comum é a beleza artística e o inusitado que acontece num cenário também ele surpreendente a todos os níveis. O objectivo passa por proporcionar aos espectadores uma experiência sensorial inesquecível, juntando o glamour da moda às artes do parkour, da dança e da música.

Multi-artístico, multi-andares, multi-espectacular - Wall of Fashion é um espectáculo a não perder e uma oportunidade única de seguir a par e passo a maior performance de moda ao vivo que alguma vez se exibiu em Portugal.

Nos vários andares do gigante palco erguido junto à fachada principal do Almada Fórum, vão surgir em grande nível Cláudia Vieira, Isabel Figueira e Vanessa Oliveira, exibindo as novas tendências da Colecção Primavera/ Verão 2009 das Lojas de moda e acessórios. Num espectáculo onde as "rainhas da passarelle" terão a companhia de Afonso Vilela, Isaac Alfaiate, Ricardo Guedes e Rodrigo Santos como 'cabeças-de-cartaz', de um elenco de manequins masculino também ele de nível superior.

A acompanhar o espectáculo, bailarinos e Traceurs profissionais darão vida à estrutura tubular com 10 metros de altura e 20 de comprimento.

O espectáculo está marcado para o próximo dia 27, com início às 21h30.

Mais noticias em breve.
#
LTT - Jam de Aniversário(24-03-2009)
É já no dias 4 e 5 de Abril que os 'Line Team Traceurs' celebram o seu III aniversário ler mais...
É já no dias 4 e 5 de Abril que os 'Line Team Traceurs' celebram o seu III aniversário.

O programa inclui:

Sábado, dia 4 de Abril de 2009
10:30h - Miraflores
14:00h - Estoril
19:00h - Parque de Campismo do Guincho

Domingo, dia 5 de Abril de 2009
10:00h - 19:00h - Guincho

Mais informações no fórum da equipa e no fórum oficial de parkour nacional
Outras demonstrações e Workshops(24-03-2009)
Dias 28 e 28 de Março em Setúbal e Povoa de Santa Iria. não percas as demonstrações e workshops ler mais...
Dias 28 e 28 de Março em Setúbal e Povoa de Santa Iria. não percas as demonstrações e workshops.

Dias 28 e 29 de Março pela tarde fora nas localidades de Setubal - às 18:00 junto à Igreja Matriz - e povoa de Santa Iria - parque desportivo - demonstrações e workhsops serão proporcionadas a quem ali se desloque pela equipa nacional 'xf2' e convidados.

Não percas esta oportunidade de aprenderes a mexer-te em segurança.
#
Anúncio - pastilhas Vigorsol - update(21-03-2009)
Terminam hoje as filmagens deste anúncio que contou com 2 Traceurs desta organização ler mais...
Terminam hoje as filmagens deste anúncio que contou com 2 Traceurs desta organização - Pedro Miguel Salgado, Sérgio Bödtker-Lund - e ainda com o Francês Stephane Vigroux e o Inglês Dominic Willoughb.

Apesar de lamentarmos a lesão do Traceur Dinamarquês bjärken Helden no decorrer das filmagens do anúncio - boas melhoras para ti - satisfaz-nos enormemente toda a experiência de intercâmbio cultural e técnico que surgiu através desta oportunidade.

Vídeo para breve.
#
Parkour no centro de congressos de Lisboa(20-03-2009)
Grande sucesso nas demonstrações e workshops de parkour na antiga FIL ler mais...
Grande sucesso nas demonstrações e workshops de parkour na antiga FIL.

A enorme afluência de excursões do ensino secundário ao X encontro nacional de associações juvenis trouxeram 42 desinibidos inscritos no 1º dia de workshops e mais 21 no 2º dia.

Relembramos que ainda podes aproveitar os dias de sábado e domingo (21 e 22 de Março) para vires aprender / treinar parkour connosco.

Bons treinos.

#
#
Treino guiado de 21-03-2009 - alterado(20-03-2009)
Este treino será efectuado no recinto do centro de congressos de Lisboa (antiga FIL) nos horários:

- 10:15 - 13:00
- 14:00 - 15:45
#
Anúncio - pastilhas Vigorsol(13-03-2009)
A ser filmado já na próxima semana com 1 Traceur do parkour Portugal ler mais...
A ser filmado já na próxima semana com 1 Traceur do parkour Portugal. Pedro Miguel Salgado tem aqui a sua primeira oportunidade de brilhar na TV através de um anúncio que utilizará parkour como meio de exposição e que será mostrado por toda a Europa e ainda na Internet.

Ao seu lado estará o que é considerado como um dos melhores Traceurs do mundo, o Francês Stephane Vigroux e ainda um menos conhecido Traceur Inglês Dominic Willoughby.

Mais noticias em breve.
#
Workshop de parkour - Faculdade de Motricidade Humana(11-03-2009)
Mais um dia de demonstrações e workshop's que corre a 100% ler mais...
Mais um dia de demonstrações e workshop's que corre a 100% mas, ao contrário do previsto, com pouca adesão às workshop's.

Um facto curioso que conseguimos experimentar na primeira pessoa é que, ao que parece, o parkour quando bem treinado, consegue lesionar menos o corpo humano que outros desportos praticados pelos alunos desta prestigiada universidade.

A grande maioria dos entrevistados encontrava-se lesionado, alguns inclusive já tinham sido operados recentemente e outros já tinham cirurgias marcadas.

Mais informação na secção de portfolio no seguimento deste link.

Vídeo para breve.

#

#
#
Anúncio para T.V. - speed(06-03-2009)
Filmado especificamente para o mercado Angolano ler mais...
Filmado especificamente para o mercado Angolano, este anúncio será transmitido exclusivamente nas TV's do continente Africano.

Este anúncio é representado por um dos grandes traceur's do norte, Carlos 'Jackie' Monteiro, um dos representantes oficiais do parkour em Portugal.

Fica então o resultado do dia de filmagens no Barreiro naquele que foi um extenuante dia de treino.

#
Parkour na antiga FIL - flyer disponivel(04-03-2009)
Dias 19, 20, 21 e 22 de Março ler mais...
Dias 19, 20, 21 e 22 de Março podes-te deslocar ao Centro de Congressos de Lisboa - antiga FIL que se situa na Junqueira para participares em workshops e assistires a demonstrações profissionais de parkour e free-running a ocorrer junto ao stand da Optimus TAG.

Apoiados por estruturas propriamente desenhadas para o efeito, 3 Traceurs estarão presentes dispostos a ensinar quem aqui se desloque.

#
flyer - parkour e freerunning na antiga FIL
#
Video - V Jam Nacional - 2009(04-03-2009)
Está disponível o vídeo da V Jam Nacional - 2009 ler mais...
Está disponível o vídeo da V Jam Nacional - 2009 na conta oficial do parkour em Portugal.

video - v jam nacional


Agradecimentos ao Modu pela edição e filmagem.
#
Jam de Natal - 2008 - Fotos(21-02-2009)
Encontram-se finalmente disponíveis as fotos da Jam de Natal, datadas de 23 de Dezembro de 2008 no seguimento deste link.
#
Mundo Mix - parkour no castelo de São Jorge(21-02-2009)
Mais uma vez, o parkour ataca a mística do Castelo de São Jorge ler mais...
Mais uma vez, o parkour ataca a mística do Castelo de São Jorge com demonstrações e workshops profissionais.

Este spot está considerado como um dos melhores a nível nacional e, os afortunados que lá tiveram a oportunidade de treinar estão desejosos de voltar.

Lembra-mos que a prática de parkour no Castelo de São Jorge não é permitida a quem lá se desloque. Quem incorrer na sua prática sem autorização prévia será expulso do recinto e admoestado pela autoridade local
#
Beja - festival da Juventude 2009(21-02-2009)
Demonstrações, Workshops e Jam's no Festival da Juventude em Beja nos dias 15, 16 e 17 de Maio ler mais...
Demonstrações, Workshops e Jam's no Festival da Juventude em Beja nos dias 15, 16 e 17 de Maio.

Se desejas aprender e experimentar esta modalidade, estarão presentes os instrutores oficiais do parkour em Portugal prontos a proporcionar-te todas as condições de aprendizagem.

Com estruturas próprias para a prática do mesmo, esta demonstrações e workshops prometem.

Mais noticias em breve.
#
V Jam Nacional - fotos(21-02-2009)
Encontram-se disponíveis as fotos da V Jam Nacional, com data de 1 de Fevereiro de 2009, no seguimento deste link.

O vídeo estará disponível em breve na nossa conta do youtube em www.youtube.com/parkourPT.
#
Workshop na Escola Secundária de Albufeira(21-02-2009)
Workshop de parkour na Escola Secundária de Albufeira no dia 26 de Março ler mais...
Workshop de parkour na Escola Secundária de Albufeira no dia 25 de Março - quarta-feira.

Após as demonstrações, convidamos os Traceurs locais para uma Jam mais 'underground' nos spots de Albufeira, aqueles que se quiserem juntar a nós para treinar são bem-vindos.
#
Exame Informática(21-02-2009)
Referência ao site nesta revista de jogos ler mais...
Referência ao site nesta revista de jogos.

#
#
Cascais in Arte - alterado(21-02-2009)
Workshops de parkour em Cascais dias 2 e 3 de Maio no Cascais in Arte.

Mais noticias em breve.
#
Workshop na Faculdade de Motricidade Humana(14-02-2009)
Workshop de parkour nesta prestigiada universidade de Lisboa que forma sobretudo educadores físicos, no dia 11 de Março pelas 14:00.

Mais noticias em breve.
#
Novo treino Guiado disponivel(14-02-2009)
Novo Treino Guiado na Figueira da Foz.
Todos os 2º's sábados de cada mês, das 10:00 às 13:00 junto ao ao relógio da praia.

Mais treinos Guiados no seguimento deste link.
#
Treinos Guiados, Jam's e Escolas(07-02-2009)
Os mais atentos já repararam na nova secção do site onde Treinos Guiados, Jam's e Escolas oficiais de parkour são anunciados ler mais...
Os mais atentos já repararam na nova secção do site onde Treinos Guiados, Jam's e Escolas oficiais de parkour são anunciados.

No menu lateral esquerdo podes agora encontrar esta nova informação.

O projecto para as Escolas encontra-se ainda em fase embrionária e de exploração. O objectivo é levar, ainda em 2009, o ensino de parkour às mais diversas escolas secundárias Portuguesas. Para saber mais sobre este projecto, consulta a secção de rádio do site e escuta as 2 entrevistas efectuadas em Campo Maior.

Os Treinos Guiados vêm cobrir as necessidades dos iniciados e não tão iniciados no mundo do parkour. A partir de hoje existem treinos guiados, com instrução especializada, em diversas zonas mas que por enquanto se situam sobretudo em Lisboa. Se és da área de Lisboa já não tens desculpa para não experimentar o parkour em segurança e de graça. O objectivo é alargar os treinos guiados aos diferentes pontos do pais.

As Jam's serão agora anunciadas duma maneira mais formal nesta secção especifica do site. Jam's como as 'Jam's Nacionais', encontros na natureza, convidados internacionais, encontro em ginásio, etc, expandem-se do fórum directamente para esta secção.
#
Video - nas alturas(03-02-2009)
'teaser' dum vídeo filmado em Lisboa a exemplificar o parkour ler mais...
'teaser' dum vídeo filmado em Lisboa a exemplificar o parkour.

Aqui, alguns dos tracers que representam oficialmente o parkour em Portugal, nomeadamente, André 'modu' Pereira, Tiago 'razer' Silva, Nuno 'esquartejado' Antunes e Ruben 'samurai' Leal deslocam-se duma maneira rápida, útil e eficaz pelos telhados dum spot 'escondido' para mostrar a eficácia e utilidade desta modalidade.

Nas alturas


Para veres mais vídeos de parkour segue este link, ou então visita a nossa conta no youtube neste outro link.
#
V Jam Nacional - resumo(03-02-2009)
Grande encontro de Traceurs na zona da expo no dia 1 ler mais...
Grande encontro de Traceurs na zona da expo no dia 1, nesta data que marca o IV aniversário do parkour em Portugal, onde surgiram praticantes de todos os cantos do País.

Graças à chuva, os Traceurs puderam apreciar o verdadeiro significado de 1 hora de aquecimento e que agradeceram ao longo do dia de treino que parecia não ter fim.

Seguiram-se os treinos guiados logo após o aquecimento que ajudaram sobretudo os mais novos nesta modalidade e que deixaram certamente descansados os pais que se deslocaram neste dia a ver o que afinal andam os seus filhos a praticar pelas ruas de Portugal.

A meio da tarde uma surpresa em forma refrescante aguardava os Traceurs presentes, 2 meninas a distribuir red-bull pelos exaustos Traceurs e um 'hummer' a projectar muito som para motivar os cansados praticantes surgiram para ajudar ainda mais na divulgação do parkour em Portugal e do seu aniversário.

A organização do parkour Portugal espera que te tenhas divertido e sobretudo treinado bastante. Ficam aqui registados os nossos agradecimentos a todos os presentes (praticantes ou não) e também à red-bull por tornar este dia ainda mais especial.

Enquanto aguardas o aparecimento dos videos oficiais deste encontro, podes visualizar algumas fotos no seguimento deste link.

#
Rádio - divulgação(29-01-2009)
Divulgação da V Jam Nacional de parkour na rádio best rock em directo, dia 30 de Janeiro pelas 10:00 ler mais...
Divulgação da V Jam Nacional de parkour na rádio best rock em directo, dia 30 de Janeiro pelas 10:00.

Nesta entrevista alguns do traceurs mais antigos Portugueses falarão um pouco sobre as origens desta modalidade e o que esperar caso te decididas a dirigir até à expo no dia 1 de Fevereiro.

Podes ouvir a entrevista em directo no site da best rock ou então na estação de rádio 101.1 FM.

Não percas.
#
Daniel Ilabaca, Phill Doyle e Callum, não irão estar presentes, de todo.(27-01-2009)
No dia de embarque para o avião para Portugal, Daniel Ilabaca informou que não poderia vir a Portugal e, (devido a uma enorme falha de comunicação dos Traceurs Ingleses) depois de várias horas de espera no aeroporto, confirma-se que Phill Doyle e Callum também não comparecerão.

A Jam nacional continua de pé e com o mesmo efeito, o de juntar praticantes de todo o país.
#
Brevemente - novo anúncio com parkour(23-01-2009)
A ser filmado já no inicio de Fevereiro em Lisboa muito provável surgirá na T.V. ainda no decorrer desse mesmo mês.

A realização dos percursos fica a cargo de um dos elementos pertencentes a esta organização, Carlos 'jackie' Monteiro que dará o seu melhor na perseguição da bebida.
#
Nova informação sobre a Jam Nacional(21-01-2009)
Por motivos pessoais, Daniel Ilabaca não estará presente na V Jam Nacional ler mais...
Por motivos pessoais, Daniel Ilabaca não estará presente na V Jam Nacional.

No entanto, 3 Jam's alternativas foram criadas para quem se poder deslocar até Lisboa num dos 3 dias da semana e treinar com o Daniel Ilabaca, Phill Doyle e Callum.

27 Janeiro - 10:30 Carnaxide - Ilabaca, Phil Doyle, Callum

NOVA JAM - 28 Janeiro - 10:30 até ás 18:00 - Estoril (a saída do comboio) Ilabaca, Phil Doyle, Callum

29 Janeiro - 10:30 Telheiras - Ilabaca, Phil Doyle, Callum

Sendo esta uma situação a lamentar, há que não esquecer que estarão presentes (muito provavelmente) mais de 100 Traceurs Portugueses na expo e que o Phill Doyle e o Callum também estarão presentes para treinar com todos os presentes, sendo esta uma óptima oportunidade de alargares os teus conhecimentos pessoais e sobre o parkour.

Mais noticias em breve.
#
2 novas Jam's(20-01-2009)
Jam's com Daniel Ilabaca, Phil Doyle, Callum e quem estiver interessado ler mais...
Jam's com Daniel Ilabaca, Phil Doyle, Callum e quem estiver interessado.

Por vários factores, entre os quais pessoal que não tenha disponibilidade de se deslocar a Expo no domingo dia 1 de Fevereiro para a Jam Nacional e treinar com os Ingleses, 2 outras Jam's em estilo aberto foram criadas onde os nossos amigos Londrinos estarão presentes.

Quem quiser treinar connosco, as Jam's estão anunciadas nas secções indicadas.

27 Janeiro - 10:30 Carnaxide - Ilabaca, Phil Doyle, Callum

29 Janeiro - 10:30 Telheiras - Ilabaca, Phil Doyle, Callum
#
Revista Performance - entrevista(19-01-2009)
Entrevista realizada no final de 2008 ler mais...
Entrevista realizada no final de 2008 a José 'zeric' Gama, um dos fundadores e pioneiros do parkour em Portugal.

Com fotografia de Vanda Magalhães de Oliveira e Luís Viegas.


#
#
#
#


A entrevista contém ainda 2 gralhas.

1 - Onde se lê Bruno Gama leia-se José Gama.
2 - Onde se lê Zegic, leia-se zeric.

Os nossos agradecimentos ao Nelson Rodrigues e à Performance por nos facultarem mais uma excelente oportunidade de divulgação do parkour em Portugal.
Mais Possiveis Eventos (19-01-2009)
Com data prevista para o primeiro trimestre de 2009, os seguintes eventos poderão ainda ocorrer ler mais...
Com data prevista para o primeiro trimestre de 2009, os seguintes eventos poderão ainda ocorrer.

- Fórum da Juventude em Grândola.

- Tour de Parkour por 16 cidades Portuguesas.

- Semana da Juventude de Vale de Cambra.
Eventos pendentes(19-01-2009)
Previstos ainda em 2008, re-lembramos que os seguintes eventos poderão ocorrer em 2009 ler mais...
Previstos ainda em 2008, re-lembramos que os seguintes eventos poderão ocorrer em 2009.

- Semana da Juventude de Sines 21 de Março a 04 de Abril de 2009.

- I Urban Culture Festival 27 a 29 de Junho de 2009

- Estreia do ultimo filme do fundador do parkour - David Belle - B13 ULTIMATUM a 18 de Fevereiro de 2009 (na França, esperamos data para Portugal)

- Lançamento de 2 livros sobre freerunning escritos por quem o fundou e desenvolveu - Sebastien Foucan - no segundo trimestre de 2009. Disponivel na amazon.com.
#
V Jam Nacional - update(09-01-2009)
Encontra-se agendada a V Jam Nacional ler mais...
Encontra-se agendada a V Jam Nacional.

É de recordar que esta Jam em especial marca o 1º encontro de parkour que surgiu em Portugal há apenas 4 anos atrás. Nessa altura, banzai, chipi, icarus, lusoking e zeric reunir-se-iam na expo para um dia intensivo de treino e para fazer a história do parkour em Portugal - a I Jam Nacional.

Com o passar do tempo a Jam foi evoluindo e às 5 pessoas iniciais juntaram-se outras dezenas para que na II Jam Nacional comparecessem já 50 praticantes.

A III Jam nacional passa para a história do parkour Português como aquela em que conseguimos trazer o fundador do parkour - David Belle - mais a sua equipa - Jeff Belle e Shintai - a um mundo criado especialmente para a prática do parkour naquela que juntou mais de 100 praticantes.

Para acalmar os ânimos, nada melhor que um super treino físico intensivo com os Shintai que esperamos que todos os Traceurs que o experimentaram o tenham continuado a praticar para evoluirem ainda mais. Nesta IV Jam Nacional compareceram mais de 115 praticantes.

E eis chegada a altura da V Jam Nacional.

Quer sejas um newbie ou praticante experimentado, esperamos que te juntes a nós neste dia para um boa prática de parkour, free-running, tricking, street-stunts, exercício físico especifico para parkour e tudo aquilo que os Traceurs praticam.

Para os Traceurs que estiveram presentes nas séries anteriores desta especial Jam, escusado será dizer que o encontro será no Barto(lomeu) spot, às 10:00. O dia confirmado é o domingo 1 de Fevereiro.

Para aqueles que já estão à espera da habitual surpresa (o que retira o propósito da surpresa) que é ter algum convidado especial que partilhe das suas experiências connosco e que nos ensine a ser ainda melhores Traceurs, os convidados deste ano serão:

- Callum Lynch-strachan
- Phil Doyle
- Daniel Ilabaca

Ao comparecer nesta Jam, organizada exclusivamente pelo parkour Portugal, concordas que seguirás as instruções dos membros da organização que se encontrarem presentes e que dividirão as dezenas de Traceurs presentes em pequenos grupos para uma mais fácil gestão do espaço e de spots e que servirão de guia durante todo o dia.

Para que possamos começar já a gerir o pessoal, coloca o teu nome na lista que se encontra no forum no seguimento deste link.

O almoço será as 13:00 e desta vez, para aumentar o convívio, não será em restaurante. Cada Traceur fica encarregado de levar a sua própria comida e juntar-nos-emos todos no relvado junto ao oceanário.

Com toda a divulgação em rádio, revistas e T.V., efectuadas em 2008, esperamos conseguir aumentar novamente o número de presentes nesta edição da Jam Nacional.

#


Esperamos por ti.
staff do parkour Portugal
#
Entrevista na Rádio(03-01-2009)
Nova entrevista na rádio Campo Maior. ler mais...
Nova entrevista na rádio Campo Maior.

Nesta entrevista explica-se a importância das idades na prática do parkour, o que é o parkour e a clara diferença entre treino de parkour e treino para parkour bem como a origem do mesmo e de outras modalidades que deste derivaram, nomeadamente o free-running.

Numa entrevista com pouco mais de 35 minutos, José 'zeric' Gama é acompanhado por Ricardo 'movex' Miranda e João 'joni' Paulo onde explicam ainda o seu background no parkour e a importância do treino acompanhado e sozinho.

Ouve a entrevista no seguimento deste link.

Queres ouvir outras entrevistas feitas na rádio? Clica aqui.
#
Revista Bravo(02-01-2009)
Entrevista aos duplos dos Traceurs da série da TVI Morangos com Açúcar ler mais...
Entrevista aos duplos dos Traceurs da série da TVI Morangos com Açúcar.

Esta entrevista corresponde à revista Bravo de Dezembro e já não se encontra nas bancas.

Esta entrevista vem terminar um trabalho que começou por ser muito bem desenvolvido com a nbp (produtora da série) através de aulas aos actores da série juvenil e através de acções especificas para a mesma. Infelizmente somos obrigados a distanciarmos-nos deste projecto pois o que nos foi apresentado não mais segue o caminho original e desvia-se dos propósitos do parkour.

O parkour não termina, no entanto, na série em si sendo que agora os actores da série estão a ser dobrados por outros Traceurs Portugueses.

##
#
Feliz 2009(02-01-2009)
Feliz 2009 a todos os Traceurs ler mais...
Feliz 2009 a todos os Traceurs nacionais e internacionais.

O ano de 2008 ficou para trás e com ele termina mais um ano de boa divulgação do parkour em Portugal. Neste ano que passou conseguimos divulgar o parkour em ainda mais escolas através de workshops e palestras, conseguimos organizar ainda mais e melhores Jam's (IV Jam nacional com a presença do grupo Francês Shintai, II e III encontro na natureza). Continuamos ainda a divulgar o parkour em todas as plataformas midia como revistas, jornais, rádio e aquele que trás sempre mais participantes, a T.V..

Queremos deixar aqui um grande abraço e um enorme agradecimento aos mais de 100.000 visitantes únicos que tivémos desde o dia 1 de Janeiro de 2008 a 31 de Dezembro do mesmo ano e que voltaram sempre ao site em busca de novas informações e dicas acerca do parkour em Portugal. Sendo este o site oficial de parkour em Português, alegra-nos saber que a maioria destes visitantes são Portugueses e Brasileiros no entanto, de modo a facilitar o acesso ao parkour Português aos estrangeiros não conhecedores da lingua Portuguesa, 2 novas versões on-line deste site estão a ser tratadas.

Para 2009 esperamos ainda mais divulgação, mais praticantes, mais novidades e sobretudo mais condições para que todos e todas se possam iniciar nesta prática em segurança e com segurança.