NOTICIAS: 2010
Ver noticias: Todas - Nacionais - Internacionais de:
#
VII Jam Nacional(29-12-2010)
Está quase quase na altura da VII Jam Nacional ser agendada
Está quase quase na altura da VII Jam Nacional ser agendada.

A I Jam Nacional teve lugar na expo de Lisboa em Janeiro de 2005 e contou com a presença de 5 Traceurs Portugueses. Foi nesse dia que a história do Parkour em Portugal começou a ser escrita. Dai em diante, todas as outras sessões da Jam Nacional tiveram lugar na expo de Lisboa, criando-se uma simbiose entre o local e o evento que tem sofrido alterações no género mas cujo conteúdo é sempre o mesmo, reunir toda a comunidade de Traceurs Portuguesa para treinar e conviver num único local.

Desta feita pedimos a tua ajuda na tomada duma importante decisão que nos diz respeito a todos. Com a construção dum local próprio para a prática do Parkour - Parkour Park na Mealhada - sentimos que é o nosso dever dinamizar o local e encaminhar os iniciantes a Traceur a treinar num local mais especifico e que responde melhor às suas necessidades que um espaço qualquer.

Fica aqui o link para o facebook. Todas as opiniões interessam e todos os votos contam:
http://apps.facebook.com/opinionpolls/index.php?pid=1293562774

Queres saber mais sobre a Jam Nacional? Clica neste link.

#
Jam de Natal - Porto(26-12-2010)
O video já está disponivel
O video já está disponivel.

Jam de Natal - Porto


Um dia de treino bem divertido no norte do Pais.

#
Sebastien Foucan entrevista David Belle(20-12-2010)
Uma muito boa entrevista em forma de video que vem desmistificar alguns rumores que surgiram no passado
Uma muito boa entrevista em forma de video que vem desmistificar alguns rumores que surgiram no passado ligados à origem do Parkour e do Free-Running.

Sebastien Foucan entrevista David Belle

#
Entrevista no Público(19-12-2010)
O Traceur nortenho Carlos 'Jackie' Monteiro e o Traceur ucraniano 'Artem' Filiniuk foram entrevistados para o jornal Público
O Traceur nortenho Carlos 'Jackie' Monteiro e o Traceur ucraniano 'Artem' Filiniuk foram entrevistados para o jornal Público.

Agora disponível a entrevista completa

#
#
#

http://static.publico.pt/docs/cultura/artedodeslocamento/index.html

Muitos parabéns aos dois pelo fantástico resultado.

#
Entrevista na revista Bibó Norte(17-12-2010)
Mais uma boa entrevista no Norte do Pais
Mais uma boa entrevista no Norte do Pais.

http://issuu.com/BibonorteMag/docs/bibonorte_web_02

Os nossos parabéns ao Jackie e ao Barradas.

#
Nova Entrevista - JN(15-12-2010)
Parkour Natalício
Parkour Natalício.

Citação: Repórter Elsa Pereira do Jornal de Notícias
Se no próximo dia 22 deste mês passar na zona de Telheiras, em Lisboa, e vir uma concentração de pessoas a fazer os mais incríveis malabarismos com o corpo, usando elementos do espaço urbano, a envergar um gorro de Pai Natal, não se assuste. Eles sabem bem o que estão a fazer.


Não se tratam de "kamikazes" com um alter-ego de Homem-Aranha a saltar de prédio em prédio, mas antes de uma comunidade de "traceurs", praticantes de Parkour, a celebrar a quadra festiva com uma Jam de convívio.

"Park o quê"? Interrogar-se-ão alguns. Ora, José Gama, o mais experiente atleta da actividade em Portugal, explica. "É uma deslocação do ponto A ao ponto B da forma mais rápida, eficaz e útil possível".

Assim de repente, mais parece estarmos perante um exercício matemático e, afinal, não deixa de o ser. O treino tem de ser intenso, cada passo repetido exaustivamente, a preparação física levada ao limite, e tudo isto porque não se pode falhar. Exige-se, pois, que as manobras estejam tão milimetricamente calculadas que se tornem já automatismos.

José Gama, um dos cinco instrutores credenciados em Portugal - saliente-se que existe apenas uma escola sediada em Campo Maior - não tem dúvidas. "É o desporto mais completo de todos". E concretiza: "O objectivo é descobrir de que maneira podemos potenciar ao máximo as possibilidades que o nosso corpo oferece".

Desta feita, um "traceur" tem de aproveitar qualquer modalidade desportiva, "do futebol, ao xadrez, para se preparar. É uma guerra interna para nos libertarmos de barreiras físicas e psicológicas". Só assim saltar nas alturas, quase sobre-humanos, deixam de acarretar perigo.

"Funcionamos com o modelo em pirâmide. Primeiro treinamos milhares de vezes ao nível do chão, e vamos escalando níveis para diminuir o risco de queda", esclarece.

Primeiro parque na mealhada

Embora dos "o núcleo duro dos traceurs" se concentre na zona da capital, a recente modalidade, cujo pai é o francês David Bell, tem-se vindo a propagar no Norte. "Fizemos a inauguração do primeiro parque de Parkour português no mês passado na Mealhada", refere José Gama. E estão a proceder-se a diligências para abrir uma escola em Coimbra já em 2011, sendo que existe também outra proposta a dirigir ao pelouro do desporto da autarquia da Invicta.


fonte: http://jn.sapo.pt/

#
Porto - Teaser Spot Seekers(15-12-2010)
Teaser do Spot Seekers realizado no Porto disponível
Teaser do Spot Seekers realizado no Porto disponível.



Fica registado ainda um grande abraço de boas melhoras ao Traceur 'Helder' que se lesionou seriamente enquanto todos aquecíamos, aquando dum simples salto que resultou numa ruptura de ligamentos ao nível do cotovelo. Fica aqui a lembrança de que o perigo pode estar sempre à escuta e que, mesmo durante o aquecimento, a nossa atenção deve estar ao máximo.

#
Jam de Natal - 22 e 23 de Dezembro(05-12-2010)
Já está marcada a Jam de Natal 2010
Já está marcada a Jam de Natal 2010 e, como em todos os anos, é encorajada a presença de todos os Traceurs com gorro de Natal. Basta passarem numa loja dos chineses e comprarem um gorro de 1¤.

Lisboa - dia 22 de Dezembro
O encontro será junto ao metro de Telheiras pelas 10:30.

Após a Jam, segue-se uma jantarada com todo o pessoal interessado, na zona de telheiras.

Mais informação no fórum e no facebook.

Porto - Maia e S.Mamede Infesta no dia 23 de Dezembro.
O encontro será as 09:00 na Maia - central park - até as 13h, segue-se uma almoçarada e deseguida os Traceurs apanham o autocarro para S.Mamede onde ficarão até as 18:00.

Ponto de encontro em S.Mamede: igreja.

Mais informação no fórum.


Aparece!

#
Spot Seekers Mealhada - Inauguração do Parkour Park - 27 e 28 de Novembro(18-11-2010)
Desta feita temos um Spot Seekers especial, com a inauguração do 1º parque de Parkour em Portugal
Desta feita temos um Spot Seekers especial, com a inauguração do 1º parque de Parkour em Portugal.

Este Spot Seekers conta com o apoio das câmaras municipais da Mealhada e de Campo Maior.

Nos dias 27 e 28 de Novembro a Mealhada albergará um especial Spot Seekers, com a inauguração (não-)oficial do 1º parque de Parkour em Portugal.

#


Junta-te a nós para explorar os spots da Mealhada e para a inauguração do parque. Há alojamento grátis para quem se queira juntar, nas noites de 26 e 27 fornecida pela Câmara Municipal.

Para mais informações, consulta o fórum.

No caso de ainda estares preocupado com o tempo, olha aqui as previsões para os próximos 5 dias no que respeita à Mealhada:

#


O projecto do parque de parkour da Mealhada.

#

#
Novos Videos(15-11-2010)
Actualização no youtube com 2 novos videos
Actualização no youtube com 2 novos videos.

Spot Seekers de Faro


Com duração de 11 meses o conceito Spot Seekers irá percorrer as principais cidades portuguesas.
O objectivo deste projecto é o de aproximar ainda mais a comunidade nacional de praticantes e descentralizar um pouco o Parkour da área Lisboeta.

Desta vez, foi Faro a cidade visitada.

Vídeo: André 'MoDu' Pereira
Animação gráfica: 'Tiago' Silva

Música: Fluke - Risotto - 02 - Atom Bomb

Treino na Barragem do Caia - Campo Maior


Vídeo: Ângelo 'Argentino' Gonzales
Música: The Prodigy - Voodoo People - 04 - Voodoo People (Original Mix)

#
Aulas oficiais de Parkour 2010/2011(12-11-2010)
Estão a ser levadas a cabo negociações com várias instituições Portuguesas para se incluirem aulas oficiais de Parkour em várias localidades do Pais
Estão a ser levadas a cabo negociações com várias instituições Portuguesas para se incluirem aulas oficiais de Parkour em várias localidades do Pais.

Até à data as cidades de Lisboa e de Coimbra revelaram-se bastante interessadas neste projecto e é provável que hajam novidades ainda este ano.

De resto a única escola oficial de Parkour continua a ser no Alentejo na vila de Campo Maior onde as aulas recomeçaram há 1 semana e cujos horários são:

sexta-feira das 18:00 às 20:00.
sábado: das 10:00 às 12:00.

#
Entrevista no Público(13-10-2010)
O Traceur nortenho Carlos 'Jackie' Monteiro e o Traceur ucraniano 'Artem' Filiniuk foram entrevistados para o jornal Público. Eis o resultado fotográfico da sessão.
O Traceur nortenho Carlos 'Jackie' Monteiro e o Traceur ucraniano 'Artem' Filiniuk foram entrevistados para o jornal Público. Eis o resultado fotográfico da sessão.

http://static.publico.pt/docs/cultura/artedodeslocamento/index.html

Muitos parabéns aos dois pelo fantástico resultado.

#
Sucesso no Terreiro do Paço(07-10-2010)
Agrada-nos anunciar o enorme sucesso que as demonstrações e workshops de Parkour, que tiveram lugar na praça do Comércio em Lisboa, alcançaram junto da comunidade e não só
Agrada-nos anunciar o enorme sucesso que as demonstrações e workshops de Parkour, que tiveram lugar na praça do Comércio em Lisboa, alcançaram junto da comunidade e não só.

As novas estruturas desenhadas especificamente para a prática do Parkour foram bem recebidas pelas dezenas de praticantes e iniciantes na arte do Parkour e muitos foram os 'bifes', suor, lágrimas e risos que por lá ficaram.

Os nossos mais profundos agradecimentos à organização do evento pela fantástica oportunidade com que presenteou o Parkour Português, a todos os praticantes e não praticantes que decidiram aparecer, treinar e ajudar na praça do Comércio e sobretudo ao(s)

Traceurs:
- André 'MoDu' Pereira;
- 'Artem' Filinuk;
- Bruno 'Honor' Rosa
- Carlos 'Jackie' Monteiro;
- Luís 'SimSim' Canivete;
- Pedro 'Salgado';
- Sérgio Bodker-Lundt, dos Line Team Traceurs.

Câmara
- Sara.

Fotografia
- Jilly Cobain.

[b]Coordenação e Coreografia:
José 'zeric' Gama.

As fotos do evento encontram-se disponíveis na conta de facebook e serão actualizadas no decorrer desta semana. O vídeo será editado e colocado brevemente na conta de youtube.

#

#
Resultados Parcouring(06-10-2010)
Já se conhecem os resultados do 'European Parcouring Championship' onde o representante Português Luís 'dineii' Alkmin alcançou o segundo lugar na prova de rapidez.
Já se conhecem os resultados do 'European Parcouring Championship' onde o representante Português Luís 'dineii' Alkmin alcançou o segundo lugar na prova de rapidez.

Fica o registo em video da run do dineii em video.



Classificação:
- 1 - Bouillet Gaetan
- 2 - Luis Alkmim
- 3 - Fluri Kevin
- 4 - Meinelt Bastian
- 5 - Leroux Yoann Zephyr
- 6 - Iliev Ilko
- 7 - Meyer Carlos
- 8 - More Rostyslav
- 9 - Wendes Brad
- 10 - Perälä Sami

Mais informações, classificações e videos em parcouring.com

#
Workshops de Parkour em Lisboa(23-09-2010)
Nos dias 2, 3, 4 e 5 de Outubro irão ser leccionadas workshops de Parkour no terreiro do Paço em Lisboa
Nos dias 2, 3, 4 e 5 de Outubro irão ser leccionadas workshops de Parkour no terreiro do Paço em Lisboa.

Estas Workshops são inseridas no conceito 'Centenário Radical' e que visa celebrar os 100 Anos de Aniversário de implementação da República Portuguesa.

Traceurs de norte a sul do Pais irão comparecer para treinar e aprender nas novas e melhoradas estruturas construidas para o fim e que estarão disponiveis na praça do Comércio.

#


Das 15:00 às 20:00 diariamente.

#
WFPF e Red Bull em Boston para segunda prova(17-09-2010)
Depois da vitoria de Yoann "Zephyr" Leroux no primeiro evento na Florida a lista de participantes para a Red Bull "Art of Motion"...
Depois da vitoria de Yoann "Zephyr" Leroux no primeiro evento na Florida a lista de participantes para a Red Bull "Art of Motion" em BOSTON (Hoje/17-09-2010) foi divulgada!

Sexta, 17 de Setembro de 2010 pelas 16h30
100 City Hall Plaza
Boston, Massachusetts
EUA


Aqui esta a lista dos participantes desta vez em Boston:

(Nome, Nacionalidade, Idade)

1-Pip Andersen (UK)
2-Max Henry (NY)
3-Justin Sheaffer(CO)
4-John Reynolds (CO)
5—Sha Mualimm-Ak (NY)
6-Michael Turner (CA)
7-Adam Laplante (IN)
8-Patrick Bryan (MN)
9-Cory DeMeyers (MI)
10-Marcus Gustafsson (SWEDEN)
11-Jason Paul (GERMANY)
12-Yoann "Zephyr" Leroux (FRANCE)
13- Chris “Skittles” Rowan (MA)
14- DeVille Vannick (SOUTH AFRICA)
15-Dustin "Breeze" Bryant (NH)
16-Michael Clark (NH)
17-Dylan Polin (MA)
18-Luci Romberg (CA)
19-Shane Daniels (CA)
20-Vinny Pellegrini (NY)

Brevemente com Actualizações.

#
Évora - 18 e 19 de Setembro(12-09-2010)
Deslocação a Évora nos dias 18 e 19 de Setembro para treino e convivio com os Tracers locais
Deslocação a Évora nos dias 18 e 19 de Setembro para treino e convivio com os Tracers locais

Queres vir treinar connosco?

Entra no fórum e descobre como.

#
WFPF e Red Bull anunciam participantes do próximo Evento(09-09-2010)
Desta feita será realizado nos EUA nas cidades de Florida, Boston e Massachusetts.
A Red Bull em parceria com a WFPF criam um novo evento, desta feita nos EUA. Este evento em fomrato de competição será aberto ao público que poderá assisitir ao espectáculo livremente.

O campeonato será realizado nas cidades de Florida, Boston e Massachusetts.
Sendo a primeira prova realizada na localidade de Tampa em Florida, EUA.
Data: 11 de Setembro 2010, Hora: 15h00 - 19h30


A lista dos participantes:

(Nome, Nacionalidade, Idade)

- Jonathan Tapp (TEXAS -- 21)
- Thomas Tapp (TEXAS - 21)
- Caleb Puca (GEORGIA- 21)
- Darren Litehiser (GEORGIA -18)
- Jason Paul (GERMANY-19)
- Marcus Gustafsson (SWEDEN-21)
- Robbie Corbett (FLORIDA-24)
- Cato Aspmo (SWEDEN- 25)
- Vincent Coryell (COLORADO- 18)
- Yohann "Zephyr" Leroux (FRANCE -- 24)
- Marvin Ross (FLORIDA -- 18)
- Dan Mast (CALIFORNIA -- 22)
- Caine Sinclair (FLORIDA -- 24)
- Justin Oakes (OKLAHOMA-- 19)
- Kyle "Epic" Mendoza (MISSOURI( -- 21)
- Cory Downing (MISSOURI -- 21)
- Jonathan Hannah (ILLINOIS- 19)
- Nick Zaleski (INDIANA - 24)
- Wil Spencer (IOWA -- 21)
- Tim Burton (TEXAS -- 19)


Brevemente com actualizações.

#
360º - entrevista de Parkour(31-08-2010)
Mais uma vez o Parkour marca a estreia de um programa que trata sobre desportos radicais
Mais uma vez o Parkour marca a estreia de um programa que trata sobre desportos radicais. Desta feita o 360º na SporTV 3.

À tua espera encontram-se bastantes sequências de Parkour e a alguma da história por detrás do mesmo.

1 / 3


2 / 3


3 / 3

#
Bragança - 4 e 5 de Setembro(30-08-2010)
Deslocação a Bragança nos dias 4 e 5 de Agosto para treino e convivio com os Tracers locais
Deslocação a Bragança nos dias 4 e 5 de Agosto para treino e convivio com os Tracers locais.

Queres vir treinar connosco?

Entra no fórum e descobre como.

#
Negócio da China estreia brevemente na SIC(26-08-2010)
Esta produção Brasileira que conta com a participação de actores Portugueses no seu elenco, foi parcialmente filmada em Portugal
Esta produção Brasileira que conta com a participação de actores Portugueses no seu elenco, foi parcialmente filmada em Portugal. A organização Parkour Portugal foi recrutada para dobrar alguns dos actores numa perseguição que teve lugar no Castelo de São Jorge em Lisboa.




#
Parque Natural do Vale do Guadiana - 21 e 22 de Agosto(12-08-2010)
Deslocação ao Parque Natural do Vale do Guadiana nos dias 21 e 22 de Agosto para treino e convivio com os Tracers locais
Deslocação ao Parque Natural do Vale do Guadiana nos dias 21 e 22 de Agosto para treino e convivio com os Tracers locais.

Queres vir treinar connosco?

Entra no fórum e descobre como.

#
Video - I Convenção de Parkour, Free-Running e Arte do Movimento(06-08-2010)
Jam pós "I Convenção de Parkour, Free-Running e Arte do Movimento" com os principais elementos de diferentes equipas nacionais presentes
Jam pós "I Convenção de Parkour, Free-Running e Arte do Movimento" com os principais elementos de diferentes equipas nacionais presentes


#
Portalegre, 7 e 8 de Agosto(05-08-2010)
Deslocação a Portalegre nos dias 7 e 8 de Agosto para treino e convivio com os Tracers locais
Deslocação a Portalegre nos dias 7 e 8 de Agosto para treino e convivio com os Tracers locais

Queres vir treinar connosco?

Entra no fórum e descobre como.

#
Parque Natural da Peneda do Gerês, 24 e 25 de Julho(14-07-2010)
Deslocação ao Parque Natural da Peneda do Gerês nos dias 24 e 25 de Julho para treino e convivio com os Tracers locais
Deslocação ao Parque Natural da Peneda do Gerês nos dias 24 e 25 de Julho para treino e convivio com os Tracers locais.

Queres vir ter connosco?
Entra no fórum e descobre como.

#
Parkour Park em Lisses(14-07-2010)
Já começaram as negociações para a construção do I Parkour Park desenhado pelo fundador do parkour o Francês David Belle
Já começaram as negociações para a construção do I Parkour Park desenhado pelo fundador do parkour o Francês David Belle.

Este parque de parkour terá cerca de 1.200 metros quadrados, tornando-se assim na maior área existente para a prática de parkour alguma vez criada até hoje.

Updates em breve.

#
I Convenção de Parkour, Free-Running e Arte do Movimento - video disponivel(07-07-2010)
Já se encontra disponível o vídeo da I Convenção de Parkour, Free-Running e Arte do Movimento
Já se encontra disponível o vídeo da I Convenção de Parkour, Free-Running e Arte do Movimento.



São cerca de 1h50m onde se discutem vários pontos da realidade que os Tracers Portugueses vivem hoje em dia.

Versão para download - 720p - neste link

Discussão deste tópico no fórum, no seguimento deste link

#
Porto, 10 e 11 de Julho(07-07-2010)
Deslocação ao Porto nos dias 10 e 11 de Julho para treino e convivio com os Tracers locais
Deslocação ao Porto nos dias 10 e 11 de Julho para treino e convivio com os Tracers locais.

#
Santarém, 26 e 27 de Junho(19-06-2010)
Deslocação a Santarém nos dias 26 e 27 de Junho para treino e convivio com os Tracers locais
Deslocação a Santarém nos dias 26 e 27 de Junho para treino e convivio com os Tracers locais.

#
Noite Radical em Lisboa(19-06-2010)
É já na próxima quinta-feira, dia 24 de Junho, que decorre a 'Noite Radical' com patrocinio exclusivo da Adidas
É já na próxima quinta-feira, dia 24 de Junho, que decorre a 'Noite Radical' com patrocinio exclusivo da Adidas.

Esta noite radical decorre num do locais mais carismaticos de Lisboa junto às 'portas do Sol' e conta com a presença de várias actividades radicais, de destacar sobretudo o parkour como arte urbana de principal interesse a esta comunidade.

A apoiar os Tracers que se irão deslocar às Portas do Sol estarão as regulares estruturas de madeira e tubo.

Fotos e videos em breve.

#
David Belle - Prince of Persia(27-05-2010)
Estreia hoje o esperado filme da Disney com realização de Jerry Bruckheimer e actuação como 'prince of Persia' de Jake Gyllenhaal
Estreia hoje o esperado filme da Disney com realização de Jerry Bruckheimer e actuação como 'prince of Persia' de Jake Gyllenhaal.

Se és amante do parkour este é um filme a não perder que conta com coreografias de David Belle e stunts do tracer Francês 'Benoit', pertencente à equipa Shintai e que já esteve em Portugal por 2 vezes a convite desta associação Nacional.


I Convenção de Parkour, Free-Running e Arte do Movimento(30-04-2010)
#

participa no fórum através deste seguinte link

A comunidade tem vindo a crescer cada vez mais separada ao longo dos anos.

Esta é a nossa realidade e não apresenta qualquer novidade, diria até que se tornou práticamente em senso comum. Todos nós 'Parkour Portugal', 'XF2', 'Arte do Movimento', 'LTT' entre outras team's e praticantes individuais habituámo-nos a trabalhar de costas viradas quando aquilo que todos procuramos é o desenvolvimento duma arte que, no fundo, é comum a todos nós.

Quando se criou a TRACERS - associação de Parkour Portuguesa - o objectivo foi o de criar uma entidade reconhecida no papel, com direitos e deveres perante a sociedade com o propósito de divulgar o parkour e os seus associados em Portugal pois uma associação tem a vantagem de ser um órgão credível, com o poder para alterar pequenas coisas que se revelam gigantes no desenvolver da nossa prática sendo comparticipada pelo estado no desenvolvimento das suas actividades.

Ao contrário do que se tem vindo a registar até hoje, isto significa ter a oportunidade de criar as nossas próprias ideias, projectos ou sonhos e divulgá-las ao mundo de modo concreto. Significa o inicio duma cruzada que nunca termina, onde o prazer não é a conquista no final do caminho mas o próprio caminho em si.

Mas após algum pensamento no assunto, apercebi-me do erro que estávamos a cometer. Ao criar a associação de parkour nos moldes considerados estávamos a dar azo a que o fosso entre o parkour, arte do movimento e free-running, continuasse a crescer irremediavelmente, talvez até ao ponto onde já não seria possível voltar atrás.

É por esse motivo que foi criada a I CONVENÇÃO NACIONAL DE PARKOUR, FREE-RUNNING E ARTE DO MOVIMENTO'.

Numa tentativa de cimentar a primeira pedra na derradeira oportunidade de voltar a unir as comunidades. Nesta I Convenção daremos a conhecer o nosso plano para a união e colaboração de todas as modalidades e dos seus praticantes e TODOS os participantes terão oportunidade de falar e apontar aquilo que gostariam de ver melhorado na comunidade, ao mesmo tempo que podem apontar aquilo que consideram estar errado.

Ao ser uma discussão aberta a todos, contamos com a presença em massa da comunidade nesta 'I Convenção' de toda a comunidade. De norte a Sul do País, contamos com a presença de todos pois o que se irá discutir é benéfico para todos nós.

No final, uma sessão de perguntas e respostas será levada a cabo para que não restem dúvidas no final da mesma.

Devido ao inicio dos exames nas universidades e secundário do País começar a 15 de Junho e, para dar tempo ao pessoal de se organizar, apareceu-nos uma oportunidade de reunião cujo timimg é perfeito.

Assim sendo, a I convenção de Parkour, Free-Running e Arte do Movimento terá lugar no sábado dia 29 de Maio em Lisboa pelas 14:00.

Após a convenção segue-se uma Jam às 17:00 na praia da Rata no Estoril.

local da convenção:
Colectividade Lusitano - um espaço que alberga mais de 200 pessoas
Rua São João da Praça, 81, r/c
1100-419 Lisboa
Alfama/Sé

Transportes para se chegar ao Lusitano:
#

Como chegar ao Lusitano:
#

Horários de autocarros:
#

Pessoal longe de Lisboa:
http://www.rede-expressos.pt/
http://www.cp.pt/

Praia da Rata
#
#

#
Covilhã, dias 1 e 2 de Maio(29-04-2010)
O Spot Seekers continua, desta vez em Covilhã
O Spot Seekers continua, desta vez em Covilhã.

2 dias de treino, com passagem na Serra da Estrela.

Pessoal de Covilhã e arredores são bem-vindos, assim como todos os que se queiram juntar ao Spot Seekers.

#
Braga - Teaser Spot Seekers(29-04-2010)
Teaser do Spot Seekers de Braga disponível
Teaser do Spot Seekers de Braga disponível.


#
Faro - Spot Seekers(18-04-2010)
Concluído mais um Spot Seekers, desta vez em Faro.
Concluído mais um Spot Seekers, desta vez em Faro.
Apesar da chuva que se fez sentir, isso não demoveu os traceurs que vieram dos arredores de Lisboa e dos algarvios que se nos juntaram.

Ficam algumas fotos.

#


#
Faro, dias 17 e 18 de Abril(13-04-2010)
O spot Seekers continua, desta feita em Faro
O spot Seekers continua, desta feita em Faro.

Espera-se 2 dias de treino intenso e muitos spots novos, acompanhados com bom convívio.

Pessoal de Faro estamos à vossa espera.

#
Braga - Spot Seekers(13-04-2010)
Braga, mais uma visita da Spot Seekers com sucesso
Braga, mais uma visita da SpotSeekers com sucesso.

A foto de grupo.

#


Obrigado a todos os Traceurs que compareceram e que ajudaram a tornar estes dias de treino e convívio em algo realmente especial.

Próxima paragem: Faro nos dias 17 e 18 de Abril.

Esperamos por ti.

#
Ultrapassa Esse Obstáculo - Acreditar: vídeo e reportagem(09-04-2010)
Vídeo e reportagem do workshop de Parkour Ultrapassa Esse Obstáculo - Serviço de Solidariedade para a Acreditar
Vídeo e reportagem do workshop de Parkour Ultrapassa Esse Obstáculo - Serviço de Solidariedade para a Acreditar, estão agora disponíveis.

A reportagem encontra-se disponível na newsletter 2009 da Acreditar.

#



Fica o vídeo do registo do dia.


#
Anúncios Millenium - Active Bank(30-03-2010)
O Millenium apostou no parkour e em Traceurs para divulgar a sua nova campanha publicitária
O Millenium apostou no parkour e em Traceurs para divulgar a sua nova campanha publicitária.

Ficam aqui registados os 2 anúncios produzidos.

Arquivo - por Bruno 'honor' Rosa


Parkour - por Pedro 'Salgado'

#
Projecto Férias da Páscoa(29-03-2010)
Arranca hoje este ambicioso projecto que visa iniciar cerca de 150 miúdos do distrito de Lisboa no Parkour
Arranca hoje este ambicioso projecto que visa iniciar cerca de 150 miúdos do distrito de Lisboa no Parkour em total segurança..

Durante 2 semanas um instrutor leccionará workshops que decorrerão diariamente na zona de Benfica onde comparecerão 15 miúdos vindos das diversas escolas Lisboetas.

Este projecto é realizado junto dos nossos amigos do radical skate clube.

Fotos em breve.

#
Braga, dias 27 e 28(26-03-2010)
O Spot Seekers continua, desta feita em Braga
O spot Seekers continua, desta feita em Braga.

2 dias de treino intenso é o que nos espera e, felizmente, a descoberta de bons spots de treino.

Pessoal de Braga estamos à vossa espera.

#
Workshop na Póvoa de Lanhoso já amanhã(25-03-2010)
Com o apoio da Câmara Municipal de póvoa de Lanhoso
Com o apoio da Câmara Municipal de póvoa de Lanhoso, um grupo de 4 Traceurs deslocar-se-á até à cercania de Braga para leccionar workshops de parkour a miúdos e graúdos que compareçam.

Não faltes.

#
Aveiro - Teaser e Reportagem(19-03-2010)
1º visita da digressão Spot Seekers registada em vídeo e em revista
1º visita da digressão Spot Seekers registada em vídeo e em revista

Teaser - Aveiro 2010



#



Obrigado a todos os Traceurs que compareceram e que ajudaram a tornar estes 2 dias de treino e convívio em algo realmente especial.

Próxima paragem: Braga nos dias 27 e 28 do corrente mês de Março.

Esperamos por ti.

#
CINERAMA - estreia quinta-feira. Ante-estreia HOJE(09-03-2010)
Estreia já na quinta-feira dia 11 de Março esta produção Portuguesa que conta com a participação especial do Parkour Portugal
Estreia já na quinta-feira dia 11 de Março esta produção Portuguesa que conta com a participação especial do Parkour Portugal.

Com realização de Inês Oliveira

trailer


Citação: SINOPSE
Catarina, Paulo e Victor. Os três reclamam a morte de Humberto Murzelo. Uma empresa fantasmagórica engoliu-o e agora engole-os, também. Haverá alguém que se consiga salvar?


Mais informação em: http://cinema.sapo.pt/filme/cinerama/ e em http://www.parkour.pt/site/portfolio

E tu? Já sabes?

#
Aulas de parkour em Campo Maior(09-03-2010)
As aulas de parkour recomeçam hoje, dia 9 de Março pelas 18:30, no pavilhão multidesportivo da escola do ensino secundário em Campo Maior
As aulas de parkour recomeçam hoje, dia 9 de Março pelas 18:30, no pavilhão multidesportivo da escola do ensino secundário em Campo Maior.

#

#
Festival da canção 2010 - video(09-03-2010)
Entrada em directo de 3 Traceurs Portugueses no festival da canção
Entrada em directo de 3 Traceurs Portugueses no festival da canção.



O Parkour português marca assim presença num dos momentos de maior audiência da televisão portuguesa.

Os nossos agradecimentos ao director de programas da RTP João Silva e à sua equipa de filmagens. Aos traceurs Luis 'SimSim', Hilário 'ninja' Freire e José 'zeric' Gama. Bem como a todos os apresentadores e apresentadoras da televisão portuguesa que se disponibilizaram a participar neste video.

#
Meias finais do Festival da Canção de 2010(02-03-2010)
Hoje dia 2 de Março por volta das 21:30 irá passar na RPT1 o Festival da Canção cujo genérico irá conter parkour com a entrada em directo de vários traceurs nacionais.
Mais informações referentes ao festival da canção no site da rtp.

#
Anúncio Millenium BCP(27-02-2010)
Nova publicidade com parkour
Nova publicidade com parkour.

O nosso Bruno 'Honor' Rosa e o Pedro 'Salgado', inseparáveis como são foram os 2 Traceurs escolhidos para o novo anúncio do Millenium BCP.

Video em breve,

#
Parkour Portugal/Tracers 'Spot Seekers' 11 meses, 22 Locais(24-02-2010)
Para um lançamento em grande da associação foi criado o conceito 'Spot Seekers'
Para um lançamento em grande da associação foi criado o conceito 'Spot Seekers'.

O objectivo deste projecto é o de aproximar ainda mais a comunidade nacional de praticantes e descentralizar um pouco o parkour da área Lisboeta.

Para além de todo o convivio que espermos viver, o grande objectivo é ainda o de descobrir novos spots em Portugal.

A ideia é simples, efectuar Jams/encontros aos fins de semana, por todo o Pais, reunindo o maior número de pessoal possivel. Prontificamo-nos desde já a convidar toda a comunidade a participar nestes encontros, seja aparecendo no local ou viajando connosco.

Para saberes como isto irá funcionar, consulta o fórum criado para o 'SpotSeekers'.

Com duração de 11 meses o conceito Spot Seekers irá percorrer as principais cidades portuguesas. Desde hoje já não tens desculpa para não treinares parkour.

As localidades a visitar são: Santarém, Leiria, Figueira da Foz, Aveiro, Porto, Braga, Chaves, Bragança, Viseu, Portalegre, Évora, Beja, Sines, Portimão, Guarda, Covilhã, Castelo Branco, Lisboa, Faro, Parque Natural do Vale do Guadiana, Parque Nacional de Peneda do Geres e a Mealhada.

As datas podem sempre ser consultadas na nossa calendarização.

#

E que melhor sitio para começar do que Aveiro já no dia 6 e 7 de Março?

Estamos à tua espera. Junta-te a nós nesta aventura.

#
Tracers - Associação Portuguesa de Parkour(23-02-2010)
É hoje, finalmente, uma realidade
É hoje, finalmente, uma realidade.

Após muito batalhar, afinal de contas já passaram mais de 3 anos desde o inicio da sua construção, a Associação Portuguesa de Pakour - Tracers, é finalmente um orgão reconhecido oficialmente pelo estado Português.

O objectivo da associação é o de continuar o trabalho que se tem desenvolvido até aqui, divulgar ao máximo o Parkour em Portugal. A diferença é que, desta feita, concerteza mais e novos projectos verão a luz do dia.

Com este projecto, todos vocês que sempre o quiseram fazer, podem e devem ter agora uma voz activa neste processo já que ao inscreveres-te na associação tens o direito de assistir às reuniões da mesma.

Para marcar o lançamento da Tracers, criou-se o conceito 'Parkour Portugal/Tracers spot seekers', cujo conceito é de várias Jams que serão marcadas pelos mais diversos pontos do Pais, onde alguns Traceurs se deslocarão para treinar, conviver e divulgar a ideia base da associação, ao mesmo tempo que se descobrem novos spots de treino em portugal.

Neste momento não conseguimos ainda lançar o sistema que nos permita receber novos associados mas, até Setembro, esperamos ter toda a plataforma funcional e pronta a receber todos e quantos Traceurs se queiram inscrever.

Podes começar já a consultar a informação disponivel no site oficial da associação em tracers.pt. Este site funcionará em conformidade com este mesmo portal, que já abriga a comunidade há 5 anos.

#
Entrevista na Obscena(20-02-2010)
Já se encontra nas bancas a edição desta semana da revista obscena que conta com uma entrevista feita ao pessoal do parkour
Já se encontra nas bancas a edição desta semana da revista obscena que conta com uma entrevista feita ao pessoal do parkour.

Fica aqui o registo.

#
#
#
#
#
#
#
#
#
#

#
Jam de Carnaval(15-02-2010)
É já amanhã pelas 10:00
É já amanhã pelas 10:00.

Ponto de encontro: Bartolomeu spot, na expo.

Vem mascarado e pronto para treinar.

Mais informação no seguimento deste link.

#
Jam de Natal - video disponivel(14-02-2010)
O video da Jam de natal de 2009 já se encontra disponivel para visualização
O video da Jam de natal de 2009 já se encontra disponivel para visualização.



Os nossos agradecimentos a todos os Traceurs que compareceram.

Edição a cargo de: Modu.

#
Novo elemento na equipa(08-02-2010)
O ano de 2010 não poderia começar da melhor maneira para a nossa organização em particular e para o parkour em Portugal em geral
O ano de 2010 não poderia começar da melhor maneira para a nossa organização em particular e para o parkour em Portugal em geral.

Temos assim o prazer de apresentar o Traceur Artem à comunidade de Traceurs Portugueses.

Após ter-se feito notar em 2009 pela sua técnica, foi sobretudo a sua ajuda, capacidade de trabalho, espirito de equipa e dedicação que levaram à sua integração em 2010 como um dos elementos oficiais de divulgação do parkour em Portugal.

Damos assim as boas vindas a este Traceur de origem Ucraniana. O primeiro no leque de Traceurs internacionais que se poderão juntar a nós de futuro.

Queres contribuir para o desenvolvimento do parkour em Portugal? Descobre aqui como.

#
VI Jam Nacional - de volta às origens(08-02-2010)
A VI edição da Jam Nacional que decorreu ontem no parque das nações foi, mais uma vez, um sucesso
A VI edição da Jam Nacional que decorreu ontem no parque das nações foi, mais uma vez, um sucesso.

Todos saímos concerteza mais enriquecidos desta experiência que visou ilustrar aos mais recentes praticantes da modalidade como e iniciar no treino, dando uma especial ênfase ao aquecimento a ser executado diariamente quando se pratica parkour.

A todos os que compareceram e ajudaram a tornar este dia melhor partilhando das suas experiências e treinos, os nossos agradecimentos. Se não pudeste estar presente nesta Jam, não te preocupes, possivelmente dentro de alguns meses será marcada outra Jam com a mesma magnitude da Jam Nacional.

Fotos e videos em breve.

#
Abertura Oficial do Centenário da República(31-01-2010)
A abertura oficial das festividades que comemoram os 100 anos da instauração da república em Portugal foi um sucesso
A abertura oficial das festividades que comemoram os 100 anos da instauração da república em Portugal foi um sucesso.

#
Parkour na Torre dos Clérigos


A par com a organização do centenário da República, a organização Parkour Portugal concebeu e projectou uma original ideia cujo enredo visou aplicar uma aproximação teatral às artes de rua praticadas pelos Traceurs Portugueses, ao mesmo tempo que contou a história do que se passou no Porto no dia 31 de Janeiro de 1910, há 100 anos atrás.

De modo a que a nossa ideia fosse o mais de encontro possivel com a história da cidade do Porto e para relembrar a façanha de dois irmãos que, em 1917, escalaram a torre de 76 metros de altura sem recorrer a qualquer tipo de ajuda ou material de escalada, a utilização da torre do clérigos foi a sugestão por nós apresentada. Após decisão do local, a ideia posta em prática foi ao mesmo tempo simples de pensar, mas complexa de realizar.

Citação:

No topo da Torre dos Clérigos, temos a representação da Monarquia, sendo que a Republica está depois representada ao nível do chão.

A acção inicia-se com movimentos de balanço da parede exterior efectuados pela "equipa" monarquia bem no alto da Torre dos Clérigos. A 'equipa' Republicana surge do nada com movimentos rápidos por entre os obstáculos naturais do meio circundante, ao mesmo tempo que efectuam complexas acrobacias. Tudo isto para se intensificar a ideia de criação de um movimento que surge, o movimento Republicano. A equipa Monárquica, ao aperceber-se deste movimento agita-se ainda mais lá no alto, o que sugere o inicio da preocupação.

A equipa Republicana começa então a escalar o inicio dos 76 metro de altura da Torre dos Clérigos e, no seu caminho irá desenrolando grandes cartazes que contêm a definição da república: Democracia, Igualdade, Liberdade e Cidadania. De modo a impedir a tomada do poder, representada aqui pela imponente Torre, a equipa Monárquica traça a estratégia de atacar a equipa Republicana. Através de descidas vertiginosas de dezenas de metros e confrontos fisico-teatrais, a equipa Republicana acaba por vencer o desafio, lançando um último cartaz onde se lê '100 anos de República'.

Toda acção é acompanhada de música épica, que realça ainda mais a actividade na Torre.



Assim, uma equipa de 10 pessoas dirigiu-se até ao Porto onde permaneceram por 1 semana. Treinos intensos de parkour, escalada e rappel tiveram lugar onde toda a equipa se aplicou a 110%.

Ideia original: José 'zeric' Gama e Hilário 'ninja' Freire.
Coreografia: equipa Parkour Portugal.

Fotos e videos disponíveis em breve.

Agradecimentos:
- Organização Centenário República pela fantástica oportunidade;
- Traceurs Artem, Gatsu, Honor, Jackie, Ninja, Salgado, Simsim, Vordep, Zeric. Ténico de escalada Sérgio Santos e a todos os restantes amigos e amigas que compareceram.
- Todos os técnicos que tornaram este projecto possível;
- GEDA - Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura pelo material cedido.

#
Estre hoje na TVI(24-01-2010)
Aproveitando a nova moda criada pela saga crepúsculo, surge esta nova série juvenil que promete trazer bastante acção ao publico jovem do nosso Pais.
Aproveitando a nova moda criada pela saga crepúsculo, surge esta nova série juvenil na TVI que promete trazer bastante acção ao publico jovem do nosso Pais.

A dobrar o actor principal nas cenas de saltos temos o traceur Pedro Salgado que desenvolveu um trabalho bom o suficiente para lhe garantir um lugar na equipa JGduplos.

#
Jam Nacional ADIADA para dia 07/02/2010(20-01-2010)
Lamentamos o incoveniente. Todas as inscrições terão de ser efectuadas de novo, desta feita no seguimento deste link
Lamentamos o incoveniente. Todas as inscrições terão de ser efectuadas de novo, desta feita no seguimento deste link

#
Best of - Artes de Rua - 17-01-2010 às 10:00(14-01-2010)
Esta fabulosa séria de 13 episódios chega ao fim no próximo sábado. para os mais distraídos, o programa piloto e posteriormente primeiro episódio da saga, exibiu o parkour como uma modalidade praticda sériamente em Portugal. No próximo domingo a RTP2 irá lançar um best of de todo o programa
Esta fabulosa séria de 13 episódios chega ao fim no próximo sábado. para os mais distraídos, o programa piloto e posteriormente primeiro episódio da saga, exibiu o parkour como uma modalidade praticada sériamente em Portugal. No próximo domingo a RTP2 irá lançar um best of de todo o programa e que contou com as seguintes 'artes de rua':

- Parkour;
- Kayak Surf;
- Kite Surf;
- Skate;
- Graffiti;
- Patins em Linha;
- BMX;
- Breakdance;
- BTT;
- Parapente;
- Surf;

Relembramos o primeiro episódio nesta noticia:

I Parte


II Parte


III Parte


Mais uma vez, os nossos agradecimentos ao pessoal da Panavideo pela excelente colaboração, em especial ao realizador João Paulo.
Os nossos agradecimentos ainda à Catarina Limão da antena3 pelo fantástico voz-off e fotografia.

#
VI Jam Nacional - 31 de Janeiro(07-01-2010)
Encontra-se oficialmente anunciada a VI Jam Nacional
Encontra-se oficialmente anunciada a VI Jam Nacional. O ponto de encontro oficial para todos os Traceurs Portugueses.

Quer sejas um newbie ou praticante experimentado, esperamos que te juntes a nós neste dia para um boa prática de parkour, free-running, tricking, street-stunts, exercício físico especifico para parkour e tudo aquilo que os Traceurs praticam.

Para os Traceurs que estiveram presentes nas séries anteriores desta especial Jam, escusado será dizer que o encontro será no Barto(lomeu) spot, às 10:00. O dia confirmado é o domingo 1 de Fevereiro.

Ao comparecer nesta Jam, concordas que seguirás as instruções dos membros da organização que se encontrarem presentes e que dividirão as dezenas de Traceurs presentes em pequenos grupos para uma mais fácil gestão do espaço e de spots e que servirão de guia durante todo o dia.

Para que tenhamos uma ideia da quantidade de gente que comparecerá e para que possamos começar já a gerir o pessoal, coloca o teu nome na lista que se encontra no forum no seguimento deste link.

O almoço será as 13:00 e, como é sempre impossível que todo o pessoal leve qualquer coisa para comer e muitos se desviam sempre para o McDonalds mais perto, desta vez, o almoço é para todos nos restaurantes do centro comercial Vasco da Gama. A ver se conseguimos encher aquelas mesas todas só com Traceurs.

E agora um pouco de história sobre as anteriores edições:
I Jam Nacional
É de recordar que esta Jam em especial marca o 1º encontro de parkour que surgiu em Portugal há já 5 anos atrás. Nessa altura, banzai, chipi, icarus, lusoking e zeric reunir-se-iam na expo para um dia intensivo de treino e para fazer a história do parkour em Portugal.

Com o passar do tempo a Jam foi evoluindo e às 5 pessoas iniciais juntaram-se outras dezenas para que na II Jam Nacional comparecessem já 50 praticantes.

A III Jam nacional passa para a história do parkour Português como aquela em que conseguimos trazer o fundador do parkour - David Belle - mais a sua equipa - Jeff Belle e Shintai - a um mundo criado especialmente para a prática do parkour naquela que juntou mais de 100 praticantes.

Para acalmar os ânimos, nada melhor que um super treino físico intensivo com os Shintai que esperamos que todos os Traceurs que o experimentaram o tenham continuado a praticar para evoluirem ainda mais. Nesta IV Jam Nacional compareceram mais de 115 praticantes.

A V Jam Nacional foi marcada sobretudo pela presença da Red Bull que ofereceu quantas latas o pessoal conseguiu beber daquele precioso liquido e ainda colocou musica através dum Hummer todo equipado com som. Grande Jam no ano passado, só é pena o frio e chuva que se fez sentir e que fez com que muitos Traceurs preferissem ficar em casa do que treinar. Como se costuma dizer, éramos poucos - cerca de 75 - mas bons : )

Esperamos por ti.
O pessoal do parkour Portugal.

#
Reportagem no sic Kids - 09-01-2010 às 19:00(06-01-2010)
O novo canal da SIC começa o ano em grande com uma reportagem sobre o parkour
O novo canal da SIC começa o ano em grande com uma reportagem sobre o parkour.

A dar a cara pela modalidade encontramos o sobejamente conhecido Traceur Hilário 'ninja' Freire.

Nao percam

#
Feliz 2010!(01-01-2010)
A todos
A todos.

#
Entrevista no Segunda Pele - sportTV(01-01-2010)
Entrevista pessoal ao Traceur José 'zeric' Gama
Entrevista pessoal ao Traceur José 'zeric' Gama.

Se queres descobrir o background deste Traceur, vê a entrevista abaixo. São 30 minutos de conversa com algum parkour à mistura.

parte 1/4


parte 2/4


parte 3/4


parte 4/4


Os nossos agradecimentos à SportTV pela divulgação e oportunidade de entrevista a este que é um dos primeiros praticantes portugueses da modalidade e principal impulsionador da mesma. Obrigado também aos Traceurs Luis 'simsim' e Pedro 'Salgado' pela sua participação na mesma.

#
Novo Anúncio(01-01-2010)
Parkour e tricking no novo anúncio da MacDonalds
Parkour e tricking no novo anúncio da MacDonalds núm anúncio que conta com a participação do futebolista internacional Português Simão Sabrosa e que conta com a dobragem do Traceur Hilário 'ninja' Freire.

Enquanto o video final não vê a luz do dia, diverte-te com o video da filmagem do casting, editada pelo pouco experiente editor Nuno 'esquartejado' Antunes.



Obrigado malta pela fantástica prestação.